Em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, comemorado no dia 19 de junho, o Telecine preparou o especial Viagem Pelo Cinema Nacional, que será exibido na programação do Telecine Cult, contando com clássicas produções brasileiras.
Rio, 40 Graus abre a seleção especial às 12h20, que conta ainda com filmes aclamados como Terra em Transe, Cabra Marcado Para Morrer, Central do Brasil, O Auto da Compadecida, Cidade de Deus e O Som ao Redor. No catálogo do Telecine, dentro do Globoplay, a cinelist Filmes Nacionais reúne cerca de 150 títulos brasileiros.
Viagem Pelo Cinema Nacional no Telecine Cult
Domingo, dia 19 de junho
12h20 - Rio, 40 Graus
14h - Terra em Transe
16h - Cabra Marcado Para Morrer
18h10 - Central do Brasil
20h10 - O Auto da Compadecida
22h - Cidade de Deus
0h20 - O Som ao Redor
Rio, 40 Graus
Rio, 40 Graus se passa no Rio de Janeiro, em um dia intenso de verão, onde cinco garotos pretos e pobres saem da favela onde vivem para vender amendoim pela cidade. Percorrendo os quatros cantos do Rio, eles vivem e presenciam casualidades e incidentes cariocas, verdadeiras desventuras urbanas que destrincham a realidade urbana carioca daquele período.
Terra em Transe
Terra em Transe se passa em Eldorado, um país fictício localizado na América do Sul, que fervilha com a luta interna pelo poder político. Cansado, o poeta e jornalista Paulo Martins (Jardel Filho) se opõe a dois candidatos políticos igualmente corruptos: um pseudopopulista e um conservador
Cabra Marcado Para Morrer
Eduardo Coutinho estava rodando um filme no nordeste do Brasil em 1964 sobre um líder camponês, João Pedro Teixeira, assassinado por ordem dos latifundiários, quando ocorreu o golpe militar. Ele teve que interromper o projeto, e voltou em 1981, procurando os mesmos lugares, mostrando o que havia acontecido desde então.
Central do Brasil
Em Central do Brasil, Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve por não considerar adequadas, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.
O Auto da Compadecida
O Auto da Compadecida é uma adaptação da obra de Ariano Suassuna e acompanha as aventuras dos nordestinos João Grilo (Matheus Nachtergaele), um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó (Selton Mello), o mais covarde dos homens. Ambos lutam pelo pão de cada dia e atravessam por vários episódios enganando todos do pequeno vilarejo de Taperoá, no sertão da Paraíba. A salvação da dupla acontece com a aparição da Nossa Senhora (Fernanda Montenegro).
Cidade de Deus
Em Cidade de Deus, Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre e negro que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa a rotina da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.
O Som ao Redor
Em O Som ao Redor, a presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.