Depois de viver um personagem de videogame de mundo aberto em Free Guy, Ryan Reynolds está de volta em mais um filme de ficção científica: O Projeto Adam, que chegou à Netflix na última sexta-feira (11) e que já está em primeiríssimo lugar no top 10 da plataforma. Também dirigido por Shawn Levy, o longa-metragem mistura viagem no tempo com boas doses de comédia e ação, reunindo nomes como Walker Scobell, Jennifer Garner, Mark Ruffalo, Zoe Saldana e Catherine Keener.
A trama acompanha Adam Reed, um piloto de combate que vive no ano de 2050 e que, devido a um erro de cálculo, faz um pouso forçado em 2022. Seu objetivo é encontrar sua esposa, Laura (Saldana), que desapareceu em 2018. Ele sabe que há segredos escondidos e, para desvendá-los, vai contar com a ajuda de sua versão de 12 anos (Scobell). Juntos, eles precisam revisitar o passado e confrontar seu falecido pai, Louis (Ruffalo). Mas isso pode colocar em risco o futuro daqueles que o protagonista mais ama.
A partir do conceito de múltiplas linhas do tempo (algo como um multiverso), O Projeto Adam explora um tema bastante caro à ficção científica, trazendo todos os dilemas típicos desse tipo de história – mudanças vitais, mortes que poderiam ser impedidas e reflexões morais. Como de costume, o final abre espaço para diferentes interpretações, podendo gerar algum debate.
Se você ficou curioso com o desfecho, você está no lugar certo: o AdoroCinema foi investigar as últimas cenas do filme e te explica o que elas realmente querem dizer! Não deixe de conferir também nosso bate-papo com Jennifer Garner e Walker Scobell – é só clicar aqui.
ADAM E OS DEMAIS PERDEM A MEMÓRIA QUANDO VOLTAM PARA SUA LINHA DO TEMPO?
Nos 20 minutos finais, os verdadeiros planos da vilã Maya Sorian (Keener) são revelados durante o embate com os dois Adams e Louis, na sala onde está localizado o acelerador de partículas eletromagnéticas. Sorian atira em Louis, mas a bala termina por atingir a versão nova da empresária, matando todos os seus eus instantaneamente.
Como mostra o filme em seguida, o projétil tinha um núcleo de aço magnético que o fez desviar de sua rota e voar em direção ao acelerador. Felizmente ou infelizmente, a jovem Sorian está em seu caminho.
Com isso, a viagem no tempo foi destruída, e todos devem recomeçar em suas próprias linhas. Antes de se despedirem, Louis e os dois Adams jogam bola. É um momento muito significativo para o Adam adulto, pois permite que ele desfrute da companhia do pai – de quem já havia quase esquecido. Como seu eu jovem o lembra, Louis sempre encontrava uma brecha para brincar com o filho.
O Projeto Adam: Filme com Ryan Reynolds e Mark Ruffalo tem referência para Deadpool e Hulk na NetflixO final é tão emocionante quanto agridoce. Ao mesmo tempo que sabem que vão se separar, eles estão felizes em passar esse tempo juntos. É a conclusão que o diretor buscava, conforme afirmou em entrevista ao The Wrap. "Essas crianças e esse pai precisam fechar o relacionamento da mesma forma que muitos pais e filhos fazem, que é não verbalmente, e sim por meio de atividades compartilhadas. Porque é assim que a vida realmente acontece, e pode ser um clichê, mas isso não a torna menos verdadeira", analisou Levy.
O cineasta sabia que o resultado poderia ser um pouco previsível, então pensou em gravar um take com uma piada sobre o assunto, mas foi descartado. "Nós filmamos versões em que o personagem de Ryan traz o fato de que 'Isso não é um pouco clichê?', mas acabamos decidindo que, se havíamos cativado o público até os 96 minutos, poderíamos manter o mesmo sentimento até o fim", contou Levy.
Free Guy: Novo filme de Ryan Reynolds teve referência a Deadpool excluída; saiba qualDepois que Louis e os dois Adam voltam para suas respectivas épocas, eles aparentemente não têm memória do que aconteceu. Ainda assim, fica no ar a possibilidade de que, em algum lugar lá dentro, eles saibam o que aconteceu. Eles podem não se lembrar em detalhes, mas algum tipo de ensinamento permanece neles.
É o que se vê quando o jovem Adam abraça sua mãe, Ellie (Garner), tal qual sua versão adulta lhe havia dito. Ele sente que deve fazê-lo, mesmo que não saiba por quê. O mesmo ocorre com o Adam adulto e Laura, que se reencontram e se apaixonam mais uma vez como dois completos estranhos.
O Projeto Adam está disponível no catálogo da Netflix. A seguir, confira a entrevista do AdoroCinema com Jennifer Garner e Walker Scobell: