O filme de hoje na Sessão da Tarde é Invictus, estrelado por Morgan Freeman (Seven - Os Sete Crimes Capitais), Matt Damon (Perdido em Marte) e Scott Eastwood (Esquadrão Suicida). Na trama, Mandela decide utilizar a Copa do Mundo de Rúgbi para unir a população e reparar algumas marcas no passado da África do Sul.
Dirigida por Clint Eastwood (Menina de Ouro), a obra é essencial para entender mais sobre o racismo estrutural. Na época, Freeman e Damon foram indicados ao Oscar por suas performances na produção.
E olha, Freeman merecia o prêmio apenas pela sua preparação para o papel. Com uma das transformações mais surpreendentes do cinema, o astro entregou todo o carisma e brilho da personalidade política.
Confira a seguir, algumas curiosidades sobre Invictus, longa que será exibido às 15h na Sessão da Tarde da Globo:
Nelson Mandela falou sobre Morgan Freeman
Nelson Mandela afirmou que o único ator capaz de interpretá-lo no cinema é Morgan Freeman. Por isso, o estúdio não pensou duas vezes em contratar o astro para o projeto.
6 filmes com protagonistas negros que não são só sobre racismoMorgan Freeman precisou “deixar” de ser canhoto
Morgan Freeman é canhoto. Por isso, uma das maiores dificuldades em se preparar para o papel foi aprender a utilizar a sua mão direita, já que Mandela é destro. Como existem muitas sequências em que o personagem aparece escrevendo, era importante que o astro dominasse a técnica.
Morgan Freeman recebe acusações de assédio e comportamento inapropriado de oito mulheresSignificado do título Invictus
A palavra invictus significa invencível em latim. Esse é o nome de um poema escrito por William Ernest Henley em 1875. O autor o escreveu enquanto estava no hospital tendo um pé amputado. Mandela já foi visto lendo algumas partes desta obra, e por isso, os produtores decidiram colocá-lo como título do longa.
Preparação de Freeman para viver a personalidade política
Para entrar no personagem, Morgan Freeman assistiu várias fitas e discursos de Mandela para aperfeiçoar o seu sotaque e ritmo de fala. Contudo, o ator disse que a parte mais desafiadora do papel era capturar o carisma do político. “Eu não queria agir como ele. Eu queria ser ele”, afirmou em entrevista.
Amazon Prime Video anuncia série com Morgan Freeman, Anne Hathaway e grande elencoMandela “autorizou” a produção
Antes das filmagens começarem, Morgan Freeman e o produtor Lori McCreary viajaram até a África do Sul para conseguir a benção de Mandela. Quando começaram a explicar a direção do projeto, o político interrompeu e perguntou: “Vocês vão falar sobre a Copa Mundial?”. Neste momento, tanto o ator quanto o produtor souberam que estavam indo na direção correta.
Prisão em que Mandela permaneceu aparece no filme
A cena em que o time sul-africano de Rugby visita a prisão foi filmada no mesmo local em que Mandela ficou preso por 18 anos.
Sessão da Tarde desta semana: Filmes que a Globo vai passar de 17/05 a 21/05