Desde o início da quarentena, Tenet foi classificado como o filme que iria salvar os cinemas, levando o público de volta às salas de exibição. E desta vez, a expectativa não partiu somente dos fãs: O próprio mercado cinematográfico aguarda ansiosamente a estreia, para saber quais estratégias poderão ser adotadas nos próximos lançamentos de 2020.
Julgando pela recepção crítica, o longa deverá movimentar quantias razoáveis, mas não o suficiente para cobrir o seu orçamento estrondoso de US$ 200 milhões. Em alguns países importantes — como a Coréia do Sul — a performance de Tenet poderá ser afetada devido às novas regras de distanciamento social, que vêm sendo impostas após a região sofrer uma segunda onda de casos.
Atualmente, o filme de Christopher Nolan possui 85% de aprovação no Rotten Tomatoes, e 71 pontos — de 100 — no Metacritic. Apesar de ser descrito como um espetáculo visual, alguns especialistas apontam que a obra não possui substância, sendo apenas uma experiência ambiciosa sem grandes arcos narrativos.
Tenet: Quais são os pontos negativos?
Catherine Shoard, repórter do The Guardian, afirmou que a produção explica muito a sua “pseudociência”, duvidando da capacidade do espectador de compreender a narrativa. Inclusive, essa é uma crítica que Nolan recebe com frequência em sua carreira.
Mike McCahill, do importante IndieWire, disse que Tenet é mais cansativo, do que divertido. “É como assistir a alguém dando um sermão enigmático no alto de uma montanha”, escreveu.
Tenet: Tudo que sabemos até agora sobre o novo filme de Christopher NolanO que a crítica vem elogiando em Tenet
Entretanto, por mais que algumas resenhas tenham sido duras, o longa recebeu bastante elogios. Jordan Farley, do Total Film, afirma que a experiência é uma forma perfeita de voltar aos cinemas.
Robbie Collin, crítica do The Telegraph, afirmou que as atuações de Robert Pattinson e Elizabeth Debicki trazem muita profundidade à trama. Entre os principais apontamentos positivos, estão a elegância da trama, a aura enigmática do roteiro, e a sua estrutura reversa. “É como assistir a um filme do James Bond de trás para frente”, disse Chris Bumbray do Joblo’s Movie Network.
The Batman: Robert Pattinson mentiu para Christopher Nolan sobre o teste para o filmeTenet: Afinal, vale a pena ou não?
Pelos comentários da crítica especializada, é possível afirmar que Tenet é um filme para quem já gosta de Nolan. Se você é fã de Interestelar e A Origem, e está consciente das fórmulas comumente utilizadas pelo cineasta, a obra não irá te incomodar.
Agora, caso o didatismo do diretor seja um problema, assistir a produção pode não ser uma experiência tão agradável. Um dos maiores defeitos apontados no longa foi o excesso de complicação, e a escassez de significado. Agora, só nos resta aguardar para conferir o resultado.
E aí, quais são as suas expectativas para Tenet? Você pretende assisti-lo nas telonas? O filme tem data de estreia marcada para 24 de setembro no Brasil.
Tenet: Confira novo teaser do filme de Christopher Nolan