Kelly Marie Tran, intérprete de Rose Tico na saga Star Wars, finalmente rompeu o silêncio sobre pouca presença de sua personagem em A Ascensão Skywalker. Apresentada em Os Últimos Jedi, a heroína quase não aparece no Episódio IX. Segundo estimativa da revista Forbes, sua participação na produção dura aproximadamente 1 minuto e 16 segundos, entre as 2h22 de projeção, fato que é agravado quando lembramos que a atriz foi alvo de ataques xenofóbicos durante o Episódio VIII.
Durante uma entrevista ao MTV News no tapete vermelho do Oscar 2020, Marie Tran respondeu às críticas dos fãs em relação a sua breve participação no filme dirigido por J.J. Abrams, e revelou que estava feliz com o papel geral que desempenhou em uma galáxia muito, muito distante.
"Quando você está em algo desse calibre, sempre há pessoas trabalhando para fazer algo por amor, e não importa o que você faça, sempre haverá pessoas que não estão felizes com isso", disse a atriz, revelando: "Estou muito agradecida por ter feito parte disso".
Quando perguntada sobre seu papel no filme especificamente, Tran disse: “Acho que estou simplesmente impressionada com a maneira como J.J. Abrams foi capaz de encerrar todas essas histórias incríveis. Havia tantos personagens... Eu pude fazer parte de algo maior que eu e isso é algo realmente especial".
Enquanto Tran não mencionou a possibilidade de algumas de suas cenas terem sido cortadas, seu colega de elenco, Dominic Monaghan recentemente pediu um corte estendido de A Ascensão Skywalker e também revelou que “havia tantas coisas filmadas que não chegaram à versão do cinema".
Kelly Marie Tran ganhou apoio do público das redes sociais, ao mesmo tempo em que o diretor Jon M. Chu, (Podres de Ricos, Em um Bairro de Nova York) se ofereceu para fazer uma série da personagem.
Leia a crítica do AdoroCinema de A Ascensão Skywalker e confira nossas entrevistas com Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac e J. J. Abrams.