Um dos cineastas mais requisitados de Hollywood quer dirigir um filme da franquia Star Wars. O canadense Denis Villeneuve, cineasta responsável pelos aclamados A Chegada e Blade Runner 2049, declarou que gostaria de continuar a investir no gênero da ficção-científica dentro do universo Guerra nas Estrelas:
"Não sei, é muito difícil. É perigoso porque Star Wars é algo que tem vida própria agora. Gostaria de ver mais filmes como Rogue One, que acho que foi uma tentativa muito interessante de fugir do molde [...] Acho que seria uma ótima ideia ir ao espaço e explorar uma nova parte da galáxia, gostaria de fazer isso", afirmou o realizador, que precisou declinar o convite para dirigir Bond 25 por causa da produção do remake de Duna (via ScreenRant).
Versátil, tendo comandado dramas como Incêndios e suspenses como Sicário: Terra de Ninguém, Villeneuve certamente seria uma ótima adição à franquia, que parece se expandir tal qual o universo - ou seja, infinitamente. O vasto material criado por George Lucas, repleto de ramificações e histórias paralelas à linha narrativa principal dos Skywalker, abre espaço para inúmeros spin-offs. Portanto, não seria nada difícil encontrar a trama perfeita para as habilidades de Villeneuve.
Além disso, o diretor já provou que sabe trabalhar com grandes estúdios sem perder seu toque autoral, algo que Rian Johnson (Breaking Bad) aparentemente conseguiu fazer com sucesso. Diferentemente da dupla Phil Lord e Chris Miller, demitida de Solo por causa de desavenças criativas com a manda-chuva da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, o diretor de Os Últimos Jedi conquistou os executivos do estúdio e já assegurou controle criativo sobre uma vindoura trilogia derivada - uma espécie de cargo que Villeneuve também poderia ocupar.
E aí, o que você acha da ideia? Enquanto a ideia não passa de um desejo do diretor canadense, o próximo filme da saga está cada vez mais concreto porque Star Wars - Os Últimos Jedi chega aos cinemas brasileiros no dia 14 de dezembro.