Vencedor de duas estatuetas do Oscar por seus trabalhos como roteirista em Os Descendentes (2011) e Sideways - Entre Umas e Outras (2004), o cineasta Alexander Payne está perto de lançar seu projeto mais ambicioso até então. Descrito como uma ficção científica satírica, o filme Downsizing teve sua primeira imagem oficial divulgada (via Entertainment Weekly) e a foto chama a atenção por dois pequenos detalhes.
Downsizing se passa em um mundo em que a população cresceu de forma alarmante, o que ameaça a vida em um planeta de recursos finitos, como a Terra. Como forma de solucionar o problema e diminuir a forma como humanos consomem, cientistas criam um método capaz de encolher pessoas até a altura de alguns poucos centímetros. Um casal que enfrenta dificuldades financeiras decide se submeter ao encolhimento, mas para o azar do homem, sua esposa desiste do procedimento na última hora.
Depois de mais de 10 anos desenvolvendo o projeto, Payne contou em entrevista para a EW que o rótulo de sci-fi é apenas um ponto de partida e que o filme não se preocupa em se encaixar no cânone do gênero — para Payne, faz mais sentido chamar o filme de uma comédia dramática ou de um drama cômico, assim como outros de seus trabalhos.
O diretor disse que Downsizing é muito parecido com os outros filmes que ele fez com o roteirista Jim Taylor (As Confissões de Schmidt, Eleição, Sideways) porque traz uma premissa "que é inerentemente absurda e ridícula" e conta uma "história com total sinceridade". "É como o que você vê em Black Mirror", disse Payne. "Alguns episódios de Black Mirror pegam uma premissa e a desenvolvem, mas eu não estou interessado em fazer uma ficção científica. Eu sempre desejo fazer um filme como os de Hal Ashby ou Robert Altman."
Com Matt Damon, Kristen Wiig e Laura Dern no elenco, Downsizing estreia em janeiro de 2018 no Brasil. O longa-metragem terá sua premiére no Festival de Veneza, onde foi selecionado como filme de abertura da edição que começa no final deste mês de agosto.