Se você cresceu nos anos 90 e 2000, é muito provável que se lembre exatamente da história de Charlie Bucket. Este pequeno sonhava com doces e chocolates, mas a instabilidade econômica de seus pais e seus quatro avós não permitia que ele comesse tantos doces quanto gostaria. Da janela de sua casa, ele podia contemplar todos os dias a fábrica de chocolate de Willy Wonka, imaginando os segredos que se escondiam atrás de suas portas, fechadas ao público há anos.
A vida do nosso protagonista dá uma guinada inesperada quando Wonka anuncia um concurso que mudará tudo. Cinco bilhetes dourados escondidos em suas famosas barras de chocolate darão acesso a um tour exclusivo por sua fábrica, um lugar cheio de magia, doçura e mistérios. Para Charlie, a possibilidade de encontrar um desses bilhetes é mais que um sonho, é a esperança de algo melhor.
Embora hoje associemos o nome de Tim Burton a A Fantástica Fábrica de Chocolate, Roald Dahl foi o escritor que imaginou e desenvolveu essa história. Em 2005, o diretor decidiu adaptá-la após ter conquistado o público com títulos como Edward Mãos de Tesoura ou Peixe Grande, entre outros.
O cineasta contou com um orçamento aproximado de 150 milhões de dólares para realizar esta adaptação. Uma grande soma de dinheiro bem investida que acabou se tornando um clássico querido por todos os fãs de Burton. Como se não bastasse, o filme arrecadou 474 milhões de dólares nas bilheterias e, atualmente, conta com 83% de pontuação no Rotten Tomatoes.
Johnny Depp em um de seus melhores papéis
Quando você pensa em A Fantástica Fábrica de Chocolate, o nome de Johnny Depp provavelmente também é uma das primeiras coisas que vêm à sua cabeça. O ator já havia trabalhado com Burton anteriormente e seus gestos extravagantes e seu estilo incomum o tornaram o protagonista perfeito para este universo mágico. Vale destacar a música de Danny Elfman, outro colaborador habitual do diretor, que soube interpretar o mistério da fábrica de maneira inesquecível.
O filme foi indicado para Melhor Figurino na 78ª edição do Oscar, mas o prêmio acabou indo para a equipe de Memórias de uma Gueixa. Se você está procurando um filme para desfrutar e se deixar levar por uma viagem cheia de fantasia, esta obra de Burton é sempre a escolha perfeita no catálogo da Max.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!