Nem todos os cineastas lendários têm um início brilhante, tendo que encontrar um equilíbrio entre fazer trabalhos para empresas de produção ou vagar entre a experimentação proporcionada por trabalhos de estudantes. É interessante ver esses trabalhos para apreciar os esboços do que se tornará a voz e as preocupações de um autor, que logo poderão se cristalizar em filmes como Caminhos Perigosos.
Caminhos Perigosos, rock and roll na veia
Martin Scorsese realiza sua primeira obra-prima com seu terceiro filme, no qual faz a clássica história de gângster que se tornará sua marca registrada. Harvey Keitel e um Robert De Niro que dá o salto definitivo para a estrela carismática estrelam essa história que você encontra no catálogo do streaming Max.
Charlie tenta subir na hierarquia da máfia de Nova York durante a década de 1970, ao mesmo tempo em que lida com outras tribulações. Relacionamentos sexuais que ele precisa manter em segredo, noites divertidas com os amigos e sua fé. Mas as maiores complicações virão de Johnny Boy, que ele ama como um irmão, mas cuja natureza irresponsável é um problema.
A introdução de Johnny Boy é o momento em que a personalidade cinematográfica de Scorsese se cristaliza e atinge o extraordinário. Ao ritmo de Jumpin' Jack Flash, dos Rolling Stones, ele nos dá uma introdução sublime do personagem a partir dos olhos do protagonista, deixando que a imagem avermelhada e o som do rock and roll sejam o guia do espectador para tudo o que o personagem de De Niro representa no panorama geral.
É um momento de suavidade e também de delicadeza muito clássica, mostrando um Scorsese pronto para fazer filmes de grande substância. Algo que ele alcança durante o desenvolvimento de Caminhos Perigosos, ainda possuído por uma certa liberdade estudantil e influenciado pela nouvelle vague, que ele também traça com um pouco de neorrealismo e também melodrama clássico.
Essa maneira de integrar tudo e que serve de maravilha para uma história tão contundente quanto cheia de detalhes pessoais (de preocupações religiosas à música motown) faz de Caminhos Perigosos um dos títulos significativos naquele momento de transição para Hollywood. Um ponto em que novas vozes trariam frescor e histórias mais complexas que se conectariam com o público e também catapultariam essas vozes, incluindo Scorsese, em grande estilo.
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!