Minha conta
    20 anos de um dos melhores filmes da Pixar: Um espetáculo impressionante que a Marvel deveria observar
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Um dos filmes de maior sucesso do cinema de animação.

    Há um interessante conflito de gerações entre os espectadores de filmes de super-heróis, em que uma parcela mais jovem foi exposta aos personagens pela primeira vez através da tela, e não das páginas de uma revista em quadrinhos. Para muitos, a versão canônica do Homem-Aranha é aquela vista em Homem-Aranha, de Sam Raimi, e os personagens históricos da Marvel são os que compõem Os Vingadores.

    Para os mais veteranos e que mais flertaram com as histórias em quadrinhos, os essenciais são outros, como o Quarteto Fantástico, por exemplo, que ganhará uma nova versão cinematográfica em 2025. Agora, a Marvel luta para trazer algo digno da grande família de super-heróis, embora o padrão já tenha sido estabelecido por um super filme que não adapta nada: Os Incríveis.

    Os Incríveis
    Os Incríveis
    Data de lançamento 10 de dezembro de 2004 | 2h 03min
    Criador(es): Brad Bird
    Com Jason Lee, Brad Bird, Sarah Vowell
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Disney +

    Família no poder

    Um dos maiores sucessos da Pixar, e celebrado como um de seus filmes mais espetaculares, está comemorando 20 anos desde seu lançamento nos cinemas. Brad Bird, um dos gênios do cinema de animação, estreou na empresa com esta ambiciosa comédia de ação que você pode assistir em streaming pelo Disney+.

    O Sr. Incrível e o restante de seus companheiros super-heróis tiveram que se aposentar décadas atrás, após um acidente que levou à proibição das atividades desses super vigilantes, forçando-os a ingressar na vida civil. Anos depois, ele formou uma família com outra super-heroína aposentada, a Mulher-Elástica, e seus filhos também têm habilidades especiais que não podem exibir em público. Mas ele não consegue deixar de sentir falta da ação e aceita uma oferta misteriosa para retomar a vida de herói.

    Pixar Animation Studios / Walt Disney Pictures

    Bird aplica um toque vintage e refinado à crescente sutileza técnica da animação CGI da Pixar, reformulando a estética dos quadrinhos clássicos de super-heróis para dar ao filme um acabamento diferente em comparação com outras produções. As inspirações vão além, inclusive algumas que evocam diretamente o Quarteto Fantástico da Marvel, mas também busca alcançar algo mais particular.

    Os Incríveis: Excepcional, mas humano

    Sendo uma das primeiras produções da Pixar estreladas por humanos, o diretor identifica bem a necessidade de fundamentar conflitos mais cotidianos no filme. Neste caso, uma crise de meia-idade em que a estabilidade familiar parece insuficiente para um personagem cuja realização existencial foi restringida à força.

    Bird também flerta com a repressão ao excepcionalismo e à liberdade individual. Essa pequena confusão ideológica que o filme tenta realizar é um sintoma de seu desejo de abordar temas maiores a partir de um terreno de grande sucesso de fantasia, buscando transcender a história média de super-heróis que costuma ir ao cinema e acrescentando nuances pessoais dentro de um filme bem filmado.

    Sua visão complexa acaba sendo mais vantajosa do que prejudicial, especialmente porque uma pulsação de ferro pode ser percebida em outros aspectos como o ritmo narrativo, o design visual e a ação espetacular. Tudo isso contribui para que Os Incríveis perdure como mais um filme notável de uma das melhores empresas de animação.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top