Minha conta
    A gente sempre esquece, mas existe uma adaptação de O Senhor dos Anéis melhor que a de Peter Jackson com duração de 13 horas
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Esta versão é uma das mais fiéis e queridas da obra de J.R.R. Tolkien.

    O trabalho de J.R.R. Tolkien está mais vivo do que nunca. A trilogia original de Peter Jackson cativou milhões de espectadores, gerando quase US$ 3 bilhões e dando origem a três novos filmes de O Hobbit. Anos depois, o Prime Video está explorando histórias não contadas com a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder. Por fim, Jackson e Andy Serkis estão desenvolvendo dois novos filmes, incluindo The Hunt For Gollum, ampliando a história de um dos personagens mais queridos da franquia.

    Dentre todos esses projetos, há uma adaptação de O Senhor dos Anéis que costuma passar despercebida e que, para muitos, é a versão definitiva. Como se não bastasse, esta versão sonora é melhor que a trilogia de Peter Jackson e tem 13 horas de duração.

    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    Data de lançamento 1 de janeiro de 2002 | 2h 58min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming

    Esta adaptação, anterior à versão de Jackson, nada mais é do que uma série de rádio feita pela BBC em 1981. Após o sucesso da animação de Ralph Bakshi de 1978, que adaptou parte de A Sociedade do Anel e As Duas Torres, a BBC decidiu trazer a história completa para o formato de rádio, que era muito popular na época. O que a emissora não imaginava é que sua versão, transmitida em 26 episódios ao longo de seis meses, seria lembrada como uma das mais fiéis e queridas adaptações da obra de Tolkien.

    A produção da BBC, com duração total de 13 horas, é uma representação detalhada da saga original e consegue manter mais elementos do texto de Tolkien do que os filmes. Ela inclui os diálogos originais e fragmentos poéticos da obra do autor, superando inclusive todas as cenas incluídas nas 11 horas e meia das versões estendidas de Jackson.

    Warner Bros.

    Outro aspecto que torna esta versão melhor que a versão cinematográfica é a liberdade que sua longa duração proporciona. A série radiofônica, não tendo as limitações do cinema, respeita mais o tempo narrativo das aventuras de Frodo e da Sociedade do Anel, seguindo um ritmo semelhante ao dos livros. Brian Sibley e Michael Bakewell, responsáveis ​​pelo roteiro, tentaram torná-lo o mais fiel possível à obra de Tolkien e foram supervisionados pelo próprio Christopher Tolkien, filho do autor.

    Um elenco cheio de rostos e vozes familiares

    Esta adaptação também conta com um elenco repleto de nomes familiares. Entre eles, Ian Holm interpretou Frodo antes de interpretar Bilbo nos filmes de Peter Jackson, duas décadas depois; e Bill Nighy, ator de Simplesmente Amor e Piratas do Caribe, fez a voz de Samwise Gamyi. Por sua vez, Michael Graham Cox como Boromir e Peter Woodthorpe como Gollum também reprisaram seus papéis após a versão animada.

    Embora as versões atuais da obra de Tolkien sejam uma verdadeira maravilha, a produção da BBC continua sendo uma das versões mais fiéis e completas de O Senhor dos Anéis. Quem não conheceu esta obra agora tem motivos para dar asas à imaginação ouvindo a história que já viu centenas de vezes na tela.

    *Conteúdo global AdoroCinema

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top