Se Jurassic Park de Steven Spielberg é considerado por muitos espectadores um dos maiores filmes da história do cinema, é claro que isso se deve ao seu impecável roteiro, seus efeitos especiais de tirar o fôlego, seus excelentes atores e sua direção virtuosa. Mas não apenas por isso...
Notável em muitos aspectos, o longa-metragem adaptado da obra de Michael Crichton recebeu um cuidado especial em todas as áreas. Assim, os diálogos do filme, frequentemente impactantes e sempre terrivelmente eficazes, parecem ter sido elaborados com a mesma meticulosidade que os próprios dinossauros.
Réplicas míticas em abundância
"A vida sempre encontra um caminho." "P****, estou cansado de estar sempre certo." "Isso é realmente um grande monte de m****." "Eles se movem em manada."
Obviamente sublimadas pelos eventos que se desenrolam ao seu redor, as empolgantes frases de efeito criadas pelos roteiristas do filme (Michael Crichton e David Koepp, provavelmente com o apoio do próprio Spielberg) ainda ecoam no coração dos fãs mais de 30 anos após o lançamento do filme. Dependendo do seu grau de amor por Jurassic Park, é possível que você encontre regularmente oportunidades de reutilizá-las em sua vida cotidiana.
No entanto, existe uma réplica que se eleva acima das outras e que pode ser considerada a mais famosa do filme, talvez porque seja pronunciada 5 vezes pelo personagem John Hammond.
"Não poupei despezas"
Inicialmente proclamada como um mantra pelo bilionário interpretado por Richard Attenborough, ela serve inicialmente como argumento de venda para impressionar os visitantes de seu parque. Mas à medida que os contratempos se acumulam, ele parece repeti-la progressivamente para si mesmo, a fim de se tranquilizar sobre a viabilidade de seu projeto louco. Quando as coisas dão errado e os dinossauros escapam de seus recintos, colocando todos em perigo, ele a murmura uma última vez para Ellie Sattler, e as quatro palavrinhas ganham então uma tonalidade completamente diferente.
Além de destacar maravilhosamente a jornada interior de John Hammond, esta réplica mítica resume por si só a mensagem de Jurassic Park, que ainda não envelheceu: antes de gastar, aqueles que pretendem brincar com as forças da natureza fariam muito melhor em contar.
Uma frase fácil de usar
Cereja do bolo: independentemente de seu alcance simbólico e roteirístico, a frase do bilionário também é muito fácil de recolocar em uma conversa. Assim, há três décadas, os fãs de Jurassic Park se divertem regularmente usando-a em seu cotidiano, por exemplo, quando fizeram um mau negócio, quando calcularam mal um gasto ou simplesmente quando encheram demais o prato.
As oportunidades de inserir um pequeno "Não poupei despezas" em uma conversa entre amigos são quase ilimitadas. Experimente, você verá!
Qual é a sua frase favorita de Jurassic Park?
*Conteúdo Global do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!