Se você é fã de filmes de ficção científica, sabe que nunca faltarão boas opções para passar a sexta-feira assistindo no conforto de casa. Mas há um título em especial que não marcou apenas uma legião de fãs, como também o gênero cinematográfico nos últimos 25 anos.
Trata-se de uma aventura quase perfeita, que representou uma virada em seu gênero e oferece uma reflexão filosófica sobre a realidade, a tecnologia e o controle. Um filme que seria muito diferente se Will Smith, Brad Pitt ou Madonna tivessem aceitado a proposta das irmãs Lana e Lilly Wachowski. Já sabe de qual título estamos falando?
Matrix iniciou uma das franquias mais populares dos últimos anos
O título em questão é Matrix, o filme lançado em 1999, com um jovem Keanu Reeves como protagonista. A história segue Neo (Reeves), um programador que sente que algo está errado no mundo. Suas suspeitas se confirmam ao conhecer Morfeu (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), que lhe asseguram que o mundo em que ele vive é apenas uma simulação de computador.
A partir desse momento, o protagonista tem duas opções: permanecer na Matrix e viver sua vida monótona, mas segura, ou seguir com Morfeu para o mundo real, a fim de liderar uma amarga guerra contra as máquinas e ajudar a libertar a humanidade, ao mesmo tempo em que precisa descobrir seu próprio destino como "O Escolhido". Claro, Neo escolhe a realidade e, pouco tempo depois, torna-se a esperança da resistência.
Nem Matrix, nem Jurassic Park: Essa é a melhor ficção científica segundo os leitores do AdoroCinemaSua história revolucionou os efeitos visuais, os movimentos de câmera e os efeitos especiais, deixando uma marca profunda na cultura cinematográfica. Com o passar do tempo, ninguém conseguiu esquecer as icônicas cenas de bullet time, nas quais os personagens desviam de balas em câmera lenta, enquanto a câmera parece se mover em velocidade normal.
A criação das irmãs Wachowski transformou-se em uma franquia icônica, lançando três filmes entre 1999 e 2003: Matrix, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions. Dezenove anos depois, Lana Wachowski decidiu encerrar o ciclo com Matrix: Resurrections, um filme que, embora não tenha alcançado o mesmo nível de sucesso das entregas anteriores, buscou dar um desfecho à saga.
E você, escolheria a pílula azul ou a vermelha? Matrix está disponível no catálogo do Prime Video.
*Conteúdo Global AdoroCinema
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!