Em 2024, o carisma de Keanu Reeves é absolutamente indiscutível, mas a realidade é que ao longo de sua carreira, o ator que sempre lembraremos por Velocidade Máxima, Matrix e agora claro também John Wick também passou por decepções e duras críticas ao longo de sua carreira. Na verdade, embora seu suado status de estrela de ação seja agora inquestionável, no início de sua carreira ele não era visto dessa forma.
O diretor britânico Mike Newell, diretor da clássica comédia romântica Quatro Casamentos e Um Funeral (1994) – e também um dos diretores da saga Harry Potter, já que dirigiu Harry Potter e o Cálice de Fogo, um dos mais queridos da franquia, em 2005 – foi um dos cineastas que não confiou no potencial de Keanu Reeves no passado. No entanto, as palavras que ele usou para expressar sua opinião foram bastante inadequadas.
Oito anos antes de se envolver no universo Harry Potter, Newell dirigiu o aclamado drama gangster Donnie Brasco (1997), filme estrelado por Al Pacino e Johnny Depp que contava a história real de um agente secreto que trabalhou sem ser detectado dentro da máfia de Nova York durante anos e que se desenvolveu um relacionamento próximo com um gangster veterano chamado Lefty (interpretado por Al Pacino).
No filme, foi Johnny Depp quem assumiu o papel do agente secreto e aparentemente foi a escolha ideal para o diretor. De acordo com Newell em declarações ao London Times (via FarOutMagazine), ele considerava Depp um "ator muito inteligente", mas seu elogio foi ofuscado pelas críticas desnecessárias a Keanu Reeves, que não havia sido escalado.
Por que escolhi Johnny e não alguém como Keanu? Bem, eu queria alguém que pudesse atuar, para começar. E Johnny é um ator muito, muito inteligente, não se engane sobre isso
A verdade é que não se sabe se Keanu Reeves sequer tentou ser escolhido para o papel, mas o certo é que não estar em Donnie Brasco não impediu o ator de ter sucesso na carreira. Nos anos 90, Reeves desempenhou vários papéis icônicos: Seja o do policial Jack Traven em Velocidade Máxima (1994) ou o inconfundível Neo em Matrix (1999).
Embora a declaração de Mike Newell não tenha sido muito precisa, Depp se encaixou perfeitamente no papel, que também se beneficiou da interação com o vencedor do Oscar Al Pacino. A estrela de O Poderoso Chefão, que tinha experiência com filmes de máfia, e interpretou o criminoso veterano Lefty com um calor reconfortante e foi quem, como Donnie, deu aos espectadores uma visão clara e nua do submundo da máfia. Curiosamente, pouco depois, Reeves trabalhou com Pacino no filme Advogado do Diabo.
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha.