Para muitos, Star Wars: O Império Contra-Ataca é um dos melhores filmes da saga criada por George Lucas. A obra foi responsável por diversos momentos icônicos que alimentaram a mitologia da franquia, como a revelação de Darth Vader; Yoda usando a força para tirar o X-Wing do pântano; a Batalha de Hoth e mais.
Apesar de todo o sucesso alcançado pelo longa-metragem, muitos não têm conhecimento que as gravações não foram um mar de rosas. O livro The Making of the Empire Strikes Back: The Definitive Story, escrito por J. W. Rinzler, compartilha alguns acontecimentos que colocaram a equipe de filmagem em amplo desconforto, como a belíssima cena da câmara de congelamento localizada no planeta Bespin.
George Lucas substituiu secretamente este personagem em Star Wars - e você provavelmente não percebeu!UM CALOR INFERNAL
De acordo com o livro citado, a marcante tomada do congelamento de Han Solo foi um verdadeiro inferno para todos os envolvidos. Imagine trabalhar em um cenário pintado totalmente de preto, iluminado por luzes laranja projetadas do chão e envolto em nuvens de vapor quente que tornavam o ambiente sufocante. Robert Watts, produtor do filme, chegou a brincar com o assunto:
“Acho que as palavras ‘câmara congelada’ estão completamente erradas porque era como uma selva suada.”
Para se ter ideia, a temperatura no set era tão alta que os atores e a equipe sofriam constantemente de desidratação. O vapor bombeado para o local não só deu a aparência de uma atmosfera perigosa e opressiva, mas também causou estragos na saúde de muitos profissionais. Diversos trabalhadores desmaiaram durante as tomadas - em particular aqueles que interpretavam os Ugnaughts, os pequenos alienígenas que operavam o maquinário da câmara.
Mas os problemas não terminaram aí. O cenário em si apresentava um desafio adicional: apenas metade dele foi construído, obrigando a equipe a fazer constantes mudanças de posição para capturar as atuações dos atores de diferentes ângulos.
Um dos problemas decorrentes foi que alguns dos stormtroopers, com visão reduzida devido ao capacete e à fumaça, caíram de passarelas e escadas de uma altura considerável. Isso complicou ainda mais as filmagens, já que o diretor, Irvin Kershner, teve que estar muito atento para garantir que cada tomada se encaixasse perfeitamente.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!