Seja Platoon, de Oliver Stone, Nascido Para Matar, de Stanley Kubrick, O Resgate do Soldado Ryan, de Steven Spielberg, ou Dunkirk, de Christopher Nolan, quando pensamos nos melhores, mais famosos e mais opressivos filmes (anti)guerra das últimas décadas, eles quase sempre se passam durante a Guerra do Vietnã ou na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.
O espetáculo de linha de frente visualmente impressionante de Sam Mendes, 1917, que foi um dos blockbusters de maior sucesso de 2020, difere dos representantes do gênero mencionados acima simplesmente por se passar na Primeira Guerra Mundial.
Mas isso não é tudo: o que torna o filme de guerra, que foi agraciado com quatro Oscars e vários outros prêmios, uma experiência cinematográfica tão extraordinária, independentemente do enredo, é sua realização incrivelmente elaborada, que te envolve na ação desde o primeiro minuto.
Qual é a história de 1917?
Norte da França, 6 de abril de 1917. No setor britânico da Frente Ocidental, os jovens soldados Will Schofield (George MacKay) e Tom Blake (Dean-Charles Chapman, conhecido como Tommen Baratheon de Game Of Thrones) recebem uma ordem incomum.
Eles devem entregar pessoalmente uma mensagem ao coronel britânico Mackenzie (Benedict Cumberbatch) para cancelar o ataque iminente de seus cerca de 1.600 soldados contra as tropas alemãs. Enquanto Mackenzie acredita que os alemães estão em uma retirada desordenada, o reconhecimento aéreo britânico descobriu que a manobra é um ardil elaborado (que entrou para a história como Operação Alberich).
Para Tom, que não hesita nem por um segundo em embarcar na missão de dois homens com Will, o assunto é particularmente importante: seu irmão, o tenente Joseph Blake (Richard Madden, Robb Stark em Game Of Thrones), também está lutando no batalhão de Mackenzie e, como os outros soldados, enfrenta a morte certa se a mensagem não chegar ao coronel a tempo.
Assim, os dois partem juntos, mas será que as trincheiras alemãs, as fazendas bombardeadas e os campos de batalha lamacentos em seu caminho estão realmente tão desertos quanto parecem?
A estrela é a câmera
Mesmo nos primeiros minutos, fica claro o que torna o blockbuster de Sam Mendes uma experiência visual tão extraordinária: semelhante ao brilhante drama em tempo real Victoria, de Sebastian Schipper, que foi filmado em apenas uma tomada, 1917 também parece um filme sofisticado de uma tomada só (mas na realidade não é).
O diretor de fotografia Roger Deakins, que recebeu o Oscar em 2020 por seu magnífico trabalho, acompanha Will e Tom pelas trincheiras estreitas, passando por soldados, sacos de areia e escombros. Às vezes, a câmera corre à frente, às vezes os segue, às vezes entra em um abrigo ou se espreme através do arame farpado, às vezes mantém distância ou tem uma visão aérea. Acima de tudo, no entanto, ela literalmente nos envolve na ação: estamos (quase) sempre por perto.
A coisa toda poderia ter sido filmada e editada com uma câmera portátil trêmula. Mas quando os canhões estão silenciosos, e muitas vezes estão, as imagens parecem incrivelmente calmas. É possível imaginar a imensa quantidade de planejamento que foi necessária para isso: Mendes fez inúmeras tomadas até que as sequências parciais pudessem ser filmadas com uma coreografia precisa e editadas sem problemas.
O cineasta, que já dirigiu James Bond duas vezes, consegue isso com absoluta perfeição, especialmente porque os elementos da natureza não são obstáculos: a câmera mergulha em rios e desliza elegantemente sobre lagos de crateras, filma aviões em combate aéreo e em colisão, abre caminho entre massas de terra lamacentas ou poeira impenetrável. Quando Tom e Will se separam, a câmera segue apenas um deles – parte da ação está fora da tela, outra em close-up.
Não há carnificina sangrenta, mas um espetáculo emocionante
O que faz de 1917 um espetáculo de guerra tão emocionante não são tanto as cenas sangrentas no campo de batalha, que, no final das contas, duram apenas alguns minutos. Além dos visuais bombásticos, é sobretudo o caráter em tempo real que torna um tropeço com risco de morte, uma fuga vertiginosa pela vila noturna de Écoust ou um duelo mortal com um franco-atirador, um assunto ainda mais febril. Além de um longo período de inconsciência, não há um único corte visível e nenhum salto em tempo real.
As duas horas passam voando, pois Mendes nos permite poucas pausas para recuperar o fôlego e, ainda assim, seu filme desenvolve um impacto emocional incrível. Quando o abalado Tom se encosta em uma árvore em algum momento e mal consegue se manter em pé devido à exaustão, percebemos o quanto o jovem corajoso cresce em nós durante sua viagem de força em tempo recorde.
O encontro comovente com uma garota francesa e uma viagem de carro de um quilômetro, que termina surpreendentemente rápido, também são um pouco mais calmos, enquanto pequenas fraquezas lógicas como essas (um amanhecer também aparece em poucos minutos) não prejudicam nem um pouco o entretenimento.
A perspectiva deliberadamente limitada também é extremamente interessante para o suspense: como a câmera está literalmente colada aos personagens principais e não permite uma visão geral das trincheiras, cidades e campos de batalha, nunca sabemos o que está acontecendo na frente ou atrás dos protagonistas – e temos mais de uma surpresa amarga...
1917 está disponível na Netflix e no Prime Video.
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