Há franquias que continuam a receber sequências e novas tentativas de ressuscitá-las, mesmo que o público em geral pareça desinteressado além do original que foi um sucesso monumental. Mas, de vez em quando, surge um filme que acerta em cheio e é bem-sucedido onde muitos outros antes dele falharam.
Esse foi o caso de O Predador: A Caçada, um estupendo prequel do clássico O Predador que obteve as melhores críticas para um filme da saga desde o original. O thriller de sobrevivência e ficção científica de Dan Trachtenberg foi lançado diretamente no streaming e alcançou um dos melhores números gerais da plataforma.
Em 1719, nas Grandes Planícies, Naru, uma jovem comanche treinada como curandeira, sonha em se tornar uma grande caçadora como seu irmão Taabe. Enquanto rastreia animais, ela testemunha estranhas luzes no céu, que acredita ser um pássaro trovejante e um sinal de que está pronta para se tornar uma caçadora.
Ao encontrar pegadas grandes e incomuns e uma cascavel esfolada, eles se preparam para montar uma armadilha para o que supõem ser um leão. No entanto, trata-se de um dos primeiros Predadores altamente evoluídos, que aterrissaram em seu mundo para exterminar seu povo e o resto da humanidade. Agora Naru precisa lutar para proteger sua tribo.
Em 2016, o diretor Dan Trachtenberg começou a trabalhar em uma ideia para um filme que, após muita reflexão, ele percebeu que poderia se encaixar como um filme do Predador. Depois que o filme de 2018 fracassou em sua tentativa de reposicionar a franquia em uma nova trilogia, a 20th Century Studios seguiu em frente com essa ideia nova e arriscada.
Colocando a astúcia em primeiro lugar
O Predador: A Caçada atinge a chave do sucesso do clássico. Não foi a ação explosiva e exagerada, nem o carisma de Arnold Schwarzenegger (embora essas tenham sido adições bem-vindas). Essa prequel se concentra no interessante duelo entre humanos e alienígenas, em que a astúcia e a desenvoltura têm precedência sobre o disparo de balas sem rima ou razão.
Por meio de um personagem com motivações bem explicadas, que precisa provar a si mesmo para sua tribo, mas precisa encontrar uma maneira mais eficaz de fazê-lo, ele oferece um oponente interessante contra o predador. A boa resolução da ação e os efeitos especiais colocam a cereja no topo do bolo em um espetáculo notável que só precisa de uma hora e meia para convencer.
O Predador: A Caçada está disponível para streaming no Disney+.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!