Entre tantos títulos, muitos apontariam Eles Vivem entre as posições mais altas na filmografia de John Carpenter. Com uma grande mistura de terror e ficção científica - que também oferece uma mensagem anticapitalista brilhante -, o longa baseado em um conto de Ray Nelson foi o último lançado pelo diretor na década de 80.
Tendo em conta algumas restrições econômicas pelo fracasso de Os Aventureiros do Bairro Proibido, um dos principais acertos de Carpenter para evitar o problema aqui foi confiar o papel de liderança a Roddy Piper, conhecido na época pelo programa de luta livre Pressing Catch e por sua enorme rivalidade com Hulk Hogan.
Piper brilha no papel, transbordando carisma em momentos como a lendária cena em que desabafa: “Eu vim aqui para mascar chicletes e chutar bundas, e estou sem chicletes". E, claro, também não podemos esquecer de sua luta sensacional com Keith David.
No entanto, o que realmente eleva o filme a outro nível é a visão que oferece do capitalismo através dos invasores que estão a rebaixar a humanidade, sem nunca descurar o seu estatuto de entretenimento e contando com um ritmo maravilhoso no qual Carpenter sabe gerir maravilhosamente o crescente drama daquilo que nos conta.
Rapidamente convertido em filme cult, Eles Vivem é uma sátira brilhante que utiliza tanto o terror quanto a ficção científica e diversos elementos típicos do cinema de ação da época para dar forma a uma obra que não perdeu um único ápice de seu frescor 35 anos após sua estreia. A produção está disponível no Telecine (via Globoplay) e na assinatura premium do Prime Video.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!