O Star+ tem em seu catálogo o filme de ação e ficção científica Tropas Estelares. Lançado há quase 30 anos, ele não perdeu nada de seu apelo. A produção dirigida por Paul Verhoeven (Robocop) diverte, critica seu próprio material de origem com uma sátira afiada e, ainda por cima, choca com sua brutalidade violenta.
Qual é a história de Tropas Estelares?
A humanidade luta contra hordas de alienígenas semelhantes a insetos e recruta até mesmo os cadetes mais jovens (Casper van Dien, Denise Richards e Neil Patrick Harris, astro de How I Met Your Mother). Eles então passam por um treinamento rigoroso que já custou inúmeras vítimas. Em seguida, são usados como bucha de canhão e jogados para milhares e milhares de insetos.
Enquanto isso, a interminável máquina de propaganda está tocando em todos os alto-falantes e em todas as telas. Todos são convocados a fazer sua parte, juntar-se ao regime fascista e lutar contra os alienígenas, custe o que custar. Ao mesmo tempo, são realizados experimentos pseudocientíficos extremamente desagradáveis com os insetos, a fim de trazer a vitória.
A produção amargamente malvada de Verhoeven junta-se perfeitamente às fileiras de seus demais filmes, como RoboCop e O Vingador do Futuro. Essa sátira oscila entre drama adolescente, ação de ficção científica e filme de guerra.
Ele não é mesquinho em suas representações de violência e constantemente faz críticas a tudo o que não é democrático. Isso também o torna muito diferente do original. Tropas Estelares é baseado no romance de 1959 de Robert A. Heinlein, que, na época, foi acusado de glorificar o militarismo e o fascismo.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!