Minha conta
    Para ver hoje à noite: Obra-prima absoluta de Spielberg que trouxe a descoberta de um dos maiores gênios do nosso tempo
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Duas notas. Uma barbatana. A vista das profundezas para cima. Um barco que definitivamente deveria ser maior. Vamos falar sobre Tubarão e sua importância para a infância de inúmeros fãs de cinema.

    De tempos em tempos, são lançados filmes que mudam Hollywood para sempre. Eles lançam carreiras que nos acompanharão por toda a vida e são importantes para praticamente todos os fãs de cinema. E, às vezes, eles são ainda mais importantes do que pensávamos inicialmente.

    Isso também se aplica a Tubarão, que se tornaria o epítome do sucesso de bilheteria e colocaria Steven Spielberg irrevogavelmente no centro das atenções de Hollywood. Mas outra lenda de Hollywood deve sua descoberta a esse filme. Talvez o cinema de nossa infância tivesse soado completamente diferente se não fosse por Tubarão.

    Tubarão criou um ícone de terror animal e te manterá preso na frente da tela por duas horas

    Amity Island é um paraíso para os turistas que procuram sol, areia e mar. Mas, inesperadamente, as férias dos sonhos na praia se transformam em um pesadelo absoluto para vários visitantes. Quando ocorrem as primeiras mortes, ninguém consegue acreditar, mas a série continua. Logo fica claro que um tubarão assassino está causando estragos nas ondas.

    Universal Pictures

    É claro que as coisas não podem continuar assim. O chefe de polícia Martin Brody (Roy Scheider) precisa intervir, mas não pode fazer isso sozinho. Ao seu lado estão o caçador de tubarões Quint (Robert Shaw) e o biólogo marinho Matt Hooper (Richard Dreyfuss). Juntos, eles querem deter o monstro e capturá-lo. Mas isso se mostra muito mais difícil e perigoso do que eles poderiam imaginar.

    Além de Spielberg, Tubarão também marcou o início da carreira de outra lenda de Hollywood

    Tubarão entraria para a história como o blockbuster de verão que cunharia o termo e mudaria o cenário de Hollywood para sempre. O filme consolidou Steven Spielberg como um gênio da direção e lançou sua carreira como um dos cineastas mais inovadores e importantes de todo o século. Mas Tubarão foi o ponto de partida para outro grande nome: John Williams.

    Sua trilha sonora minimalista, mas incrivelmente eficaz, que ainda hoje é reconhecível por todos, não foi a primeira. Tampouco foi sua primeira trilha sonora vencedora do Oscar; ele já havia comemorado o sucesso com Anatevka (Um Violinista no Telhado). Mas, como resume o site The Conversation, seu tema icônico para o notável tubarão foi a trilha sonora que o impulsionaria para a fama internacional.

    E não foi só isso: Tubarão marcou o avanço de ambos em Hollywood, mas também a mais importante (se não a primeira) colaboração entre Spielberg e Williams, que levaria a muitas outras colaborações brilhantes. Foi assim que chegamos a Os Caçadores da Arca Perdida e seu tema inconfundível, o voo do E.T. - O Extraterrestre em uma bicicleta e muitos outros momentos maravilhosos.

    Os dois estão trabalhando juntos há mais de 50 anos. Quem sabe como isso teria sido sem Tubarão e seu sucesso. Se você quiser conhecer essa obra-prima em primeira mão, agora pode fazer isso com uma assinatura de streaming no Telecine.

    Tubarão
    Tubarão
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss
    Data de lançamento 7 de julho de 1975
    Assista agora

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top