Ambientado na Europa do século XIII, Philippe Gaston (Matthew Broderick) é um jovem ladrão aprisionado na masmorra de Aquila, em Abruzzo. Depois de escapar, ele é pego pelos guardas que o perseguem. Até que é salvo por Étienne de Navarre (Rutger Hauer), ex-chefe da guarda de Aquila.
Amante de Isabeau d'Anjou (Michelle Pfeiffer), Navarre já provocou o ciúme do bispo de Aquila (John Wood), que também está apaixonado por ela. Incapaz de resistir a essa paixão que o consome, o bispo expulsa o casal da região e os condena, fazendo um pacto com o demônio.
Agora, vítimas de uma maldição, os amantes são forçados a ficar eternamente juntos, mas sempre separados: durante o dia, Isabeau se transforma em um falcão e, à noite, Navarre se torna um lobo...
Depois de um início brilhante em 1976 com A Profecia e ainda mais com Superman e sua sequência, os anos 80 foram uma era de ouro para o sólido artesão Richard Donner. Pouco depois de assinar as aventuras Os Goonies, ele mergulhou na fantasia medieval com um filme magnífico: Ladyhawke, ou como ficou conhecido por aqui, O Feitiço de Áquila, que infelizmente foi um doloroso fracasso comercial para o diretor, com nem mesmo 19 milhões de dólares arrecadados nas bilheterias para um orçamento de produção equivalente.
Uma grande injustiça, já que o filme não deixa a desejar em termos de qualidade. A começar pela bela fotografia de Vittorio Storaro, que já havia ganhado dois Oscars na época (por Apocalypse Now e Reds). O filme é conduzido por um trio de atores em ótima forma. Rutger Hauer, impecável, continuou sua aventura americana e retornou ao mundo medieval (e não exatamente à fantasia...) em 1985 com o filme cult de Paul Verhoeven, Conquista Sangrenta.
Ladyhawke é, obviamente, a sublime Michelle Pfeiffer, que estava no auge de sua carreira, três anos antes de interpretar a inesquecível Madame de Tourvel em Ligações Perigosas. E Matthew Broderick, que, apenas dois anos antes, havia feito sua estreia no cinema no agora cultuado Jogos de Guerra.
O gênero de fantasia está repleto de produções de pastelão ou bem pobres, muitas das quais foram lançadas na esteira de Conan, o Bárbaro, que deu um grande impulso a um gênero antes considerado totalmente insignificante. Nessa massa de produções, algumas conseguiram de fato se destacar e permanecer memoráveis o suficiente.
O Feitiço de Áquila tornou-se uma obra cult para os amantes do gênero, mas ainda é amplamente ignorada por muitos espectadores. Mais um motivo para continuarmos a evangelizar incansavelmente as multidões em torno dessa pepita.
O Feitiço de Áquila está disponível para streaming no Star+.
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