Os críticos dizem que é, em essência, tão ou mais peculiar que os trabalhos anteriores de seu diretor Bong Joon-ho. E não, não estamos falando do fantástico Parasita. Esta é uma história "suave" de ficção científica, que na verdade é tão bonita quanto sombria.
Estamos falando da maravilha Okja, lançado em 2017 e um dos nossos filmes de ficção científica favoritos, que é muito mais que bonito. É devastador e pode ser a razão pela qual você reduz o consumo de carne.
Okja, uma joia contemporânea e um dos filmes mais bonitos da Netflix
Okja conta a história de uma jovem chamada Mija e seu vínculo com uma criatura gigante chamada Okja, um "super porco" geneticamente modificado, criado por uma poderosa corporação chamada Mirando Corporation com a intenção de ser apresentado como uma solução para o problema alimentar global. Quando a empresa decide tirar Okja de Mija, ela empreende uma corajosa missão para resgatar sua amiga e salvá-la de um destino terrível.
Seo-Hyun Ahn interpreta a personagem Mija e ao lado dela encontramos Tilda Swinton, Paul Dano, Jake Gyllenhaal, Steven Yeun, Lily Collins e Giancarlo Esposito no elenco. O roteiro, de Bong Joon-ho e Jon Ronson, fez deste filme uma das primeiras produções da Netflix a concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes.
Misturando aventura com crítica social e ficção científica, este filme sofreu boicote na Coreia do Sul. O motivo é que ele foi lançado na Netflix em 190 países no dia 28 de junho e, na mesma época, chegou aos cinemas dos Estados Unidos, Reino Unido e Coreia. CJ CGV, maior cadeia de salas de cinema da Coreia, Lotte Cinema e Megabox, não gostaram nada disto, segundo Sensacine, e decidiram não exibir Okja nas suas salas (139 das 335 salas no país). No entanto, tornou-se o quarto filme mais assistido na Coreia do Sul, apesar do boicote.
Temas como ética na indústria alimentícia, ativismo e relação entre humanos e animais são apenas uma pincelada do que você verá neste lindo filme de Bong Joon-ho. Ele não é apenas um filme polêmico com uma mensagem ambiental que ataca a indústria da carne e o sistema capitalista, é um filme que vai te fazer pensar e chorar bastante.
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!