Lançado nos cinemas em 1966, o longa-metragem A Bíblia é uma raridade que vale a pena ser conferida - ou, para quem já viu, revisitada. E a boa notícia é que o longa dirigido pelo grande John Huston (Moby Dick, Cassino Royale) está disponível no streaming!
A Bíblia é simplesmente uma adaptação cinematográfica dos primeiros 22 capítulos da Bíblia - ou seja, somos levados em uma viagem através da criação do universo, da prova de Abraão, passando pelo pecado original, depois por Abel e Caim, o dilúvio e a Torre de Babel.
O longa seria a primeira parte de um projeto faraônico, orquestrado pelo produtor italiano Dino De Laurentiis com o objetivo de adaptar todo o livro sagrado, Antigo e Novo Testamento, para as telonas.
Foram planejadas várias sequências, cada uma com a duração de 3 horas e meia (!), para as quais foram contatados prestigiados realizadores: Robert Bresson, Orson Welles, Luchino Visconti, Federico Fellini e John Huston. No fim das contas, John foi o único a não desistir do projeto - o que explica porque o seu filme trata “apenas” dos primeiros 22 capítulos da Bíblia.
John Huston foi o único a assumir o ambicioso desafio
Huston reservou para si um papel de escolha em seu filme, interpretando Deus e Noé, que salva a humanidade do dilúvio. Para trazer A Bíblia para a tela grande, o cineasta americano assumiu a delicada tarefa de adaptar o livro sagrado com uma nova perspectiva.
“A Bíblia me interessa como mito universal e suporte para múltiplas lendas”, declarou. "É única no tesouro humano. É a primeira história de amor, o primeiro thriller policial e também a primeira história de uma fé. Nós a tratamos como uma lenda, no nobre sentido da palavra."
A Bíblia está disponível no catálogo do Star+.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!