O lançamento de Madame Teia nos cinemas infelizmente confirmou algo que muitos suspeitavam, a Sony não dá conta do universo do Homem-Aranha sem o Homem-Aranha. O único que pode ser "resgatável" é Venom e suas sequências, filmes que respondem bem nas bilheterias, embora não estejam nem perto de serem os favoritos da crítica.
Hoje vou falar um pouco sobre Morbius, um fracasso de bilheteria da Sony. Para quem ainda não assistiu, o texto contém spoilers, então siga em frente com cuidado.
Ao final do filme, temos a clássica e até esperada cena pós-créditos em que Michael Keaton aparece em seu papel de Abutre, o mesmo que vimos em Homem-Aranha: De Volta ao Lar do Universo Cinematográfico Marvel. Isso poderia ser interpretado com a ideia de vincular o universo do MCU ao da Sony, mas aparentemente o ator não entendeu nada.
Em entrevista para o podcast Happy Sad Confused em 2023, Keaton confessou que gravou a cena, mas ao tentar explicar todo o contexto, não entendeu do que se tratava:
Não, não faço ideia, zero, nada. Nem eles mesmos conseguiam explicar direito para mim. [Jared Leto] disse 'olha, vamos te contar', e eu disse: 'Honestamente, não entendo do que você está falando e quem são todas essas pessoas.' Eles tentaram explicar, mas foi complicado porque, você sabe, eles estão sempre olhando para o futuro. Eu apenas pensei: 'Ok, estou dentro. Vamos tentar'
Sabemos que entre os planos da empresa estava criar uma linha de filmes com vilões do Homem-Aranha, já temos Morbius, Madame Teia e Venom, falta Kraven no momento, que chegará em agosto com seu filme estrelado por Aaron Taylor-Johnson, mas se ele sofrer o mesmo destino dos dois primeiros, a Sony poderia reanalisar os próximos cenários.
Michael Morbius (Jared Leto) sempre sofreu com uma condição rara em seu sangue que o faz andar de bengala e ser excluído desde criança. Após se formar na faculdade, Doutor Morbius é renomado na área de biomedicina e tenta achar uma cura para sua rara condição. Experimentando com o DNA de morcegos e uma mistura de eletrochoque, a cura foi um sucesso temporário, mas os efeitos colaterais transformam Morbius em um pseudo-vampiro e que agora precisa sobreviver como um. Apesar de ganhar capacidades de um morcego, ele precisa de sangue humano para sobreviver e muda fisicamente, com presas e uma pele pálida. Agora, cada pessoa que ele morde também vira um ser igual a ele.
Morbius está disponível no catálogo do Prime Video.