Há 23 anos, foi lançado Donnie Darko, uma mistura única de gêneros, como filme de amadurecimento, mistério, terror e um quebra-cabeça de ficção científica. É curioso pensar que ele foi um fracasso de bilheteria na época de seu lançamento e só alguns anos depois alcançou o status de filme cult.
A história gira em torno do adolescente Donnie (Jake Gyllenhaal), que sobrevive à queda de uma turbina de avião em seu quarto. Ele só conseguiu fazer isso porque um homem fantasiado de coelho chamado Frank o atraiu para o jardim para lhe dizer que o mundo acabará exatamente em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos.
Donnie Darko ainda emociona e confunde mais de 20 anos depois
O peculiar ponto de partida do longa-metragem de estreia de Richard Kelly é o início de uma odisseia estranha e empolgante. Donnie Darko funciona tanto como uma história de um aluno do ensino médio com referências à cultura pop dos anos 1980, quanto como um experimento de gênero inteligente que mistura ideias de viagem no tempo com elementos perturbadores de terror.
Até hoje, o filme gera discussões sobre seu final – e talvez seja justamente por isso que é ele considerando um sucesso cult. Além de Gyllenhaal, as estrelas Maggie Gyllenhaal, Jena Malone, Drew Barrymore e Seth Rogen também estão no elenco.
Se você ainda não o assistiu, pode fazer isso pela plataforma de streaming Prime Video.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!