Se por um lado, o Natal traz todo um clima de festividades e reuniões com pessoas queridas, por outro, não é nada incomum ouvir algumas pessoas comentarem que também são invadidas por uma certa melancolia ou angústia nesta época do ano. Se esse é o seu caso, temos uma recomendação perfeita.
Nossos parceiros do site Trendências consultaram uma psiquiatra para escolher um bom filme para atravessar essa fase. De acordo com a psiquiatra Marian Rojas, há uma boa produção da Pixar para administrar todas essas emoções e é perfeita para assistir em família: Divertida Mente.
Embora os filmes da Pixar tenham as crianças como principal público-alvo, suas histórias têm mensagens tão poderosas que sempre vale a pena assisti-los em família. Para esta época do ano, a psiquiatra recomenda o longa de 2015 (que ganhará continuação), em que cada protagonista é uma emoção.
Em entrevista, Marian afirmou que “recomenda para adultos, crianças e jovens. A garotinha do filme se salva porque, à certa altura, a melancolia e a tristeza entram e a ajudam a perceber que sente falta de uma série de coisas. Além disso, a médica acrescenta que “a melancolia muitas vezes nos ajuda a parar o hiperativismo em que estamos envolvidos, como o estresse”.
Em geral, somos acostumados à ideia de que o Natal é uma época feliz (ao menos, é assim que são vendidos os filmes e propagandas da época), mas isso nem sempre corresponde à realidade – e tudo bem.
“Há vezes em que você percebe que o ano foi especialmente ruim ou difícil para você e sua cabeça vai para outros momentos da sua vida... Conheço muitas famílias que sofrem pela emoção de alguma coisa ter acontecido”, relembra a psicóloga.
Divertida Mente está disponível no catálogo do Disney+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp