Nunca é demais relembrar: é uma pena que Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo nunca tenha ganhado uma continuação. A mistura de aventura e filme de guerra foi lançada há 20 anos. A química entre os astros Russell Crowe e Paul Bettany era inconfundível, e as batalhas marítimas eram mais emocionantes do que qualquer coisa comparável no cinema da época.
O filme tinha como base uma série de romances e não faltavam materiais para continuações. No entanto, o 20º aniversário de Mestre dos Mares este ano deve ser comemorado com uma lágrima nos olhos.
Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo leva você de volta às Guerras Napoleônicas
No ano histórico de 1805, o capitão britânico Jack Aubrey (Russell Crowe) é encarregado de afundar um corsário francês na costa do Brasil. Aubrey e a tripulação do navio de guerra são uma equipe bem treinada, assim como o médico e amigo íntimo do navio, Dr. Stephen Maturin (Paul Bettany). Mas o inimigo francês e seu capitão têm alguns ases na manga.
Mestre dos Mares é baseado na série de romances Aubrey-Maturin de Patrick O'Brian, que é uma leitura obrigatória entre as aventuras marítimas graças a seus personagens cativantes e atenção aos detalhes. Há 21 romances no total e o filme incorpora elementos de vários deles.
O roteiro de Peter Weir e John Collee, por exemplo, omite a apresentação do capitão apaixonado e do médico curioso, em vez disso, nos leva direto ao convés do navio. Raramente a guerra naval foi retratada de forma tão realista e brutal como em Mestre dos Mares. Ao mesmo tempo, o filme prospera com o espírito aventureiro de sua dupla de protagonistas. O Aubrey de Russell Crowe não gosta de nada mais do que uma boa batalha, enquanto o Maturin de Bettany estuda avidamente a fauna dos mares do sul.
Mestre dos Mares 2 está praticamente fora de cogitação
Portanto, é ainda mais triste que não tenhamos conseguido nos aprofundar no mundo de Aubrey e Maturin desde que o filme foi lançado em 2003. Devido às suas filmagens elaboradas, o filme teve um orçamento de 150 milhões de dólares, mas só faturou pouco mais de 200 milhões. Logo, há motivos racionalmente compreensíveis para que os trajes de Crowe e Bettany estejam acumulando poeira em algum lugar.
Outras adaptações cinematográficas de Mestre dos Mares não estão fora de questão, mas provavelmente com um novo elenco. Em 2021, foi relatado que o autor Patrick Ness estava trabalhando em um roteiro para uma prequel de Aubrey e Maturin. Depois disso, o projeto entrou em um limbo.
Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo está disponível no Prime Video.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!