Indiana Jones, Tubarão, Jurassic Park: a lista de obras-primas de Steven Spielberg é interminável. O pai do blockbuster moderno também deixou sua marca no gênero de ficção científica (Minority Report, A.I.). Mas a melhor e mais influente aventura de ficção científica de Spielberg é a nossa dica de TV streaming de hoje: E.T. - O Extraterrestre está disponível no catálogo Amazon Prime Video.
A HISTÓRIA DE E.T. - O EXTRATERRESTRE
Durante uma pacífica missão de reconhecimento na Terra, os alienígenas são forçados a fugir pelos humanos. No entanto, um dos alienígenas é deixado para trás e busca refúgio em um subúrbio tranquilo, onde Elliott (Henry Thomas), de dez anos, o descobre. Inicialmente chocado, o garoto se torna amigo do alienígena com o tempo e o chama de E.T.
Elliott esconde seu novo companheiro em casa, deixa seus irmãos (Robert MacNaughton e Drew Barrymore) a par de seu segredo e quer ajudar E.T. a entrar em contato com sua casa para que o alienígena encalhado possa voltar para lá. Mas enquanto uma amizade sobrenatural se desenvolve entre Elliott e E.T., o agente do governo Keys (Peter Coyote) está à procura do alienígena e quer capturá-lo.
UMA OBRA-PRIMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA QUE DEFINIU O GÊNERO
Diferentemente da maioria dos outros representantes do gênero, o alienígena em E.T. não é um perigo, mas uma criatura pacífica. Spielberg conta a história sob a perspectiva de uma criança de dez anos e, com a magia do cinema, que o diretor mestre domina como ninguém, ele nos permite voltar a ser crianças. Junto com Elliott, conhecemos o E.T., talvez sejamos repelidos e confundidos por sua aparência incomum no início, mas depois aprendemos a apreciá-lo como um personagem simpático.
Durante as duas horas de duração, o alienígena titular se aproxima muito de nossos corações. No entanto, o filme se torna particularmente emocionante graças a um truque inteligente: E.T. está telepaticamente conectado a Elliott. Os dois compartilham pensamentos e sentimentos e até têm um destino semelhante: Elliott foi abandonado pelo pai e E.T. por seus colegas alienígenas.
O momento em que os dois se despedem um do outro, depois de tudo o que passaram e sentiram juntos, é simplesmente de partir o coração e provavelmente fará a maioria dos espectadores lacrimejar.
Essas emoções são intensificadas não apenas pela trilha sonora de John Williams, vencedora do Oscar, mas também pela excelente fotografia de Allen Daviau. Quem nunca viu a cena em que Elliott e o E.T. andam de bicicleta pelo ar em frente à lua cheia?
A influência de E.T. ainda pode ser sentida décadas depois. O melhor exemplo é o sucesso da Netflix Stranger Things, que simplesmente não existiria sem Steven Spielberg. Desde os personagens (adolescentes) e o cenário (subúrbio) até o enredo (o menino esconde alguém com poderes sobrenaturais que está sendo perseguido pelo governo) e a linguagem visual (por exemplo, tochas na floresta): Tudo isso é significativamente influenciado pelo sucesso de ficção científica de Spielberg - e, portanto, o próprio E.T. continua a causar impacto em uma nova geração, muitos dos quais provavelmente nunca assistiram ao filme.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!