Dahmer: Um Canibal Americano conseguiu se tornar um verdadeiro fenômeno na Netflix e, seja pelo boca-a-boca, por ser uma história real ou pelas polêmicas, é um dos true crimes de maior sucesso na história da plataforma de streaming.
Lançada em outubro de 2022, mais de 100 milhões de lares ao redor do mundo assistiram à série, que acumulou nada mais e nada menos que 1.838 milhões de horas de consumo mundialmente, atrás apenas da primeira temporada de Wandinha e da quarta parcela de Stranger Things.
Baseado na história de Jeffrey Dahmer, um serial killer conhecido como o “canibal de Milwaukee” que por mais de uma década, entre 1978 e 1991, assassinou pelo menos 17 homens, em sua maioria homossexuais e não-brancos, com impunidade praticamente total até sua prisão.
A série foi alvo de muitos elogios, mas também causou espanto entre os familiares de algumas das vítimas do assassino e foi protagonista de diversas polêmicas. Com 10 episódios de duração, o ritmo de Dahmer: Um Canibal Americano é bastante lento e a minissérie fervilha a história de seu protagonista, conseguindo gerar um clima de angústia e tensão nos telespectadores que revirou o estômago de muitos.
A série incomodou os familiares das vítimas
Apesar da postura delicada e respeitosa que o criador Ryan Murphy sempre quis apresentar, Dahmer: Um Canibal Americano foi alvo de polêmica. Uma delas envolvia a família de uma das vítimas, em que um dos membros não hesitou em manifestar o seu desconforto no Twitter, sublinhando que este tipo de conteúdo os faz "voltar ao trauma outra vez".
De quantos filmes/séries/documentários assim nós precisamos?
Da mesma forma, a comunidade LGBTQ+ teve que pedir à Netflix que retirasse a série da categoria que a conectava a eles, pois Jeffrey Dahmer, mesmo sendo homossexual, não é um personagem que os represente. Apesar do sucesso em números, a série foi o centro de inúmeras discussões sobre ética, obsessões por true crime e exploração da dor alheia.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!