Para alguns fãs de filmes de heróis, o Universo Cinematográfico da Marvel tem perdido seu apelo, enquanto a DC patina para tentar sobreviver nas bilheterias. Mesmo que Guardiões da Galáxia Vol. 3 e The Flash tenham valido a pena recentemente, eles ainda não estão nem perto do status de obra-prima.
Batman - O Retorno, de 1992, está disponível no catálogo do streaming HBO Max e esta aventura do homem-morcego de Tim Burton (Edward Mãos de Tesoura) é até hoje um dos melhores filmes de super-herói de todos os tempos. Não só porque Burton se envolve totalmente com o mundo emocional de seus personagens, mas também porque ele tem a coragem de pensar e criar algo fora do comum.
QUAL A TRAMA DE BATMAN - O RETORNO?
Gotham City está novamente em meio ao caos. Max Shreck (Christopher Walken), um cidadão extremamente rico e astuto da cidade, está tramando o mal. Seu plano é sugar toda a energia da cidade. O que é particularmente pérfido nisso é que ele disfarça todo o plano sob o pretexto de geração de energia. Mas os líderes de Gotham City não se deixam enganar por Shreck.
É por isso que ele recorre a meios mais brutais e forma uma aliança com o Pinguim (Danny DeVito). No entanto, o vilão do submundo do crime não é o único problema da cidade, pois a Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer) logo aparece em cena. Em meio a todo esse caos, o prefeito de Gotham City deve ser derrubado. Mas o plano foi feito sem considerar o vigilante Batman (Michael Keaton).
UMA EXTRAORDINÁRIA AVENTURA EM QUADRINHOS
Depois do grande sucesso de Batman, de 1989, que rendeu 411 (!) milhões de dólares nas bilheterias, Tim Burton teve carta branca para a sequência. Burton decidiu, então, não se ater ao modelo dos quadrinhos, mas contar sua própria história, abraçando totalmente a personalidade de seus heróis, anti-heróis e vilões. Para grande desgosto dos executivos da Warner e do McDonald's (que temiam pelas vendas de seus produtos devido ao clima sombrio do filme).
O Batman de Robert Pattinson frente a frente com o Flash de Grant Gustin? Graças a internet, isso é possívelEmbora ainda haja algumas sequências de ação para se maravilhar em Batman - O Retorno, Tim Burton conseguiu criar um sucesso de bilheteria realmente excepcional, que foi aonde outros filmes dessa magnitude teriam resistido: bem no coração da loucura idiossincrática de um cineasta autoral. As arrecadações de bilheteria caíram enormemente em comparação com o antecessor ainda adaptado (150 milhões de dólares), o que levou a uma mudança de volta para o colorido, a garridice estridente e a familiaridade com Batman Eternamente.
Batman Returns é uma obra-prima absoluta de seu gênero. Não apenas os cenários são um banquete para os olhos e mostram Gotham City com um romantismo obscuro como nunca antes. A maneira como Burton lida com os personagens é única, pois ele se dá ao trabalho de olhar por trás das máscaras. Ao fazer isso, ele permite que cada personagem tenha a ambivalência necessária para ganhar vida. Não se trata do bem contra o mal. Trata-se de seres humanos que se enfrentam e que são tão amorosos, tão vulneráveis e tão raivosos quanto todos os outros.