A saga Crepúsculo foi um sucesso nos cinemas e outra história fantástica tentou repetir o feito. No entanto, o resultado foi um desastre. Stephenie Meyer não escreveu apenas a saga de romances que conta a história de amor entre a humana Bella Swan (Kristen Stewart) e o vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson). Em 2008, a autora publicou em uma história de ficção científica que virou filme, mas foi um fracasso e destruiu um universo inteiro com duas continuações planejadas.
A Hospedeira foi lançado nos cinemas em 2013 e contou com um elenco liderado por Saoirse Ronan e Diane Kruger. O longa-metragem é situado em um futuro onde a humanidade foi quase exterminada por uma invasão alienígena. Estes seres são chamados de "almas" e habitam os corpos de suas vítimas e apagam suas memórias.
Melanie Stryder, a protagonista, é diferente, pois retém sua consciência e se rebela, o que a tornará alvo do Seeker, uma alma que quer converter todos os humanos restantes. Melanie foge para encontrar o homem que ama, mas quando descobre seu paradeiro, as coisas se complicam.
A Hospedeira tinha um orçamento de 40 milhões de dólares, mas arrecadou apenas mais de 63 milhões em todo o mundo, tornando-se um fracasso de bilheteria. Além disso, as críticas foram negativas. É verdade que o romance no qual foi baseado esteve por muito tempo na lista dos mais vendidos do New York Times, mas os planos de Meyer foram cancelados.
A autora confirmou que estava trabalhando nas sequências literárias e que era mais do que provável que se tornasse uma trilogia. Os dois romances subsequentes foram intitulados The Seeker e The Soul. Meyer nunca chegou a escrevê-los, mas seus planos eram adaptá-los para a tela grande. Isso, é claro, antes de A Hospedeira falhar.