Minha conta
    Para ver hoje à noite: Uma das melhores sequências de ficção científica previu o futuro com uma piada boba há mais de 30 anos
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Os filmes de ficção científica nem sempre acertam em suas previsões. Esse sucesso de bilheteria acertou em cheio. Hoje, De Volta para o Futuro 2 está disponível em mais de um streaming para você e nós explicamos a piada assustadoramente precisa.

    O primeiro filme De Volta para o Futuro lançado em 1985 foi um grande sucesso. A consequência lógica: uma sequência. De Volta para o Futuro 2, de 1989, chega bem perto de ser uma sequência perfeita. O blockbuster de ficção científica retorna às fórmulas familiares de seu antecessor sem se apoiar totalmente nelas. A segunda parte não é previsível em nenhuma cena.

    No entanto, é "apenas" uma sequência. E é exatamente disso que o filme tira sarro com uma profecia aparentemente irrealista.

    De Volta para o Futuro 2
    De Volta para o Futuro 2
    Data de lançamento 14 de dezembro de 1989 | 1h 48min
    Criador(es): Robert Zemeckis
    Com Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson
    Usuários
    4,6
    Assista agora em Telecine

    Qual a trama de De Volta para o Futuro 2?

    Quase sem voltar do passado, Marty McFly (Michael J. Fox) tem que acompanhar Doc Brown (Christopher Lloyd) ao futuro. Pois no ano de 2015 sua família acaba em um desastre. A missão no futuro é bem-sucedida, mas tem consequências inesperadas em diferentes níveis de tempo. Marty provocou um efeito borboleta e agora precisa limpar o passado e o presente.

    Esta piada de Spielberg em De Volta para o Futuro 2 parece bastante real hoje em dia

    A primeira parte do filme se passa em 2015, em grande parte no que já foi o nosso presente. No entanto, o diretor Robert Zemeckis e cia. foram um pouco mais otimistas em relação aos desenvolvimentos técnicos. Infelizmente, as pranchas flutuantes não existem 34 anos depois. E nem os carros voadores. Mas De Volta para o Futuro 2 estava inesperadamente certo em uma previsão. E isso, embora provavelmente tenha sido uma piada.

    Em uma cena no primeiro terço do filme, Marty tropeça na frente de um cinema em 2015 e um holograma de tubarão o ataca. Isso faz parte de um golpe publicitário para o blockbuster fictício Tubarão 19, de um certo Max Spielberg, uma referência a Steven Spielberg, o diretor do primeiro filme Tubarão. Na realidade, é claro, há apenas quatro sequências de Tubarão e todas foram lançadas antes de Back to the Future II, em 1989. A tendência das sequências estava no horizonte. Motivo suficiente para esse exagero satírico:

    Universal Pictures

    Os autores Robert Zemeckis e Bob Gale, apesar de todo o seu pessimismo cultural, nunca ousariam sonhar que seríamos de fato varridos por uma onda de sequências em 2023.

    Quem é o Marty original de De Volta Para o Futuro? Ator teve uma das demissões mais memoráveis de Hollywood

    Uma pequena seleção de sequências:

    A distopia das sequências não só alcançou os temores de De Volta para o Futuro, como também os superou.

    Onde assistir De Volta para o Futuro 2?

    Felizmente, a franquia De Volta para o Futuro se encontra amplamente disponível nos serviços de streaming no Brasil. Se você deseja conferir ou relembrar o icônico filme, De Volta para o Futuro 2 está presente no catálogo do Prime Video, Telecine ou Star+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top