Para quem ama comédias românticas, os serviços de streaming estão repletos de opções para os corações apaixonados. Uma das opções mais emocionantes é, sem dúvidas, Questão de Tempo (2013), filme de Richard Curtis estrelado por Domhnall Gleeson, Rachel McAdams e Bill Nighy que está disponível no Prime Video, Star+ e Globoplay.
Qual é a história de Questão de Tempo?
Ao completar 21 anos, Tim (Domhnall Gleeson) é surpreendido com a notícia dada por seu pai (Bill Nighy) de que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo. Ou seja, todos os homens da família conseguem viajar para o passado, bastando apenas ir para um local escuro e pensar na época e no local para onde deseja ir. Cético a princípio, Tim logo se empolga com o dom ao ver que seu pai não está mentindo. Sua primeira decisão é usar esta capacidade para conseguir uma namorada, mas logo ele percebe que viajar no tempo e alterar o que já aconteceu pode provocar consequências inesperadas.
O diretor e roteirista Richard Curtis é o nome por trás de algumas das comédias românticas mais queridas de todos os tempos, como Um Lugar Chamado Notting Hill (1999), O Diário de Bridget Jones (2001) e Simplesmente Amor (2004). Por isso, Questão de Tempo é comandado por uma pessoa com experiência no gênero, mas com uma abordagem diferente misturando romance e ficção científica pela viagem no tempo.
"Quando você começa a pensar em viagens no tempo, começa a pensar em como a vida é peculiar. É imensamente peculiar que as pessoas que você mais ama no mundo, seus filhos, você não tenha absolutamente nenhuma escolha. E penso muito nisso", explicou Richard Curtis em entrevista ao The Verge. Em Questão de Tempo, o protagonista interpretado por Domhnall Gleeson usa a viagem no tempo para conseguir um amor em sua vida – mas logo descobre que isso não é capaz fazer qualquer pessoa se apaixonar por você.
O diretor comentou sobre a trama na época, durante o Festival de Cinema de Nova York. "Eu costumava pensar que, se você resolvesse seus erros românticos, encontraria a felicidade... Estou cada vez mais convencido de que a vida é só um monte de coisas boas e um monte de coisas não tão boas, e você tem que tentar enfrentar as coisas não tão boas e não deixar que o fato de que as coisas podem ser difíceis estrague tudo coisas que são maravilhosas. Então, de certa forma, penso em Questão de Tempo como sendo mais sobre reconciliação do que sobre arrependimento. É sobre o fato dele aceitar que existem coisas difíceis e depois tentar fazer coisas positivas e ainda ver sua vida de forma positiva".