Paul Verhoeven não é exatamente um diretor escrupuloso. Ele mantém uma relação bastante desinibida com a nudez, e, se existe um filme que escancara isso, é Tropas Estelares. Muito pode ser dito sobre a obra de ficção científica lançada em 1997 – por exemplo, foi um fracasso absoluto de bilheteria –, mas o que nos interessa aqui é uma cena específica em que todos os atores estavam nus. Incluindo o próprio Verhoeven, que decidiu se juntar à festa.
Como dissemos, quando se trata de tirar a roupa na frente das câmeras, o cineasta nunca teve pudores. Basta revisitar sua carreira para verificar que a maioria de seus projetos contém cenas de nudez e/ou sexo: Louca Paixão, Conquista Sangrenta, Instinto Selvagem, O Homem Sem Sombra, Showgirls, Benedetta... Em Tropas Estelares, ele leva isso para outro nível.
Há uma passagem de banho coletivo no início, em que Verhoeven quis capturar seus atores e atrizes, em especial Casper Van Dien e Dina Meyer, exatamente como eles vieram ao mundo. No entanto, o elenco não estava nada convencido a fazê-lo. Dina, que deu vida à cativante Dizzy Flores, propôs um acordo ao diretor: se ele queria que seus intérpretes se despissem completamente no set, teriam que fazer o mesmo.
As 35 cenas de sexo mais marcantes do cinemaPara surpresa de todos, Verhoeven e seu diretor de fotografia Jost Vacano aceitaram o desafio. “Para mim foi um pouco mais difícil, mas eu disse ao Jost: ‘Ei, temos que dar o exemplo…’ Ele disse: ‘Claro.’ E boom! Funcionou como um encanto. Ficamos nus, todos riram. Em seguida, filmamos a cena sem problemas.”
Vale lembrar que essa não foi a única surpresa que aconteceu durante as gravações. Casper e Jake Busey planejaram tudo com antecedência e, como revelaram na Toronto ComiCon de 2016, haviam escondido uma prótese peniana de tamanho XXL. Um dia de trabalho para não esquecer – ou para apagar a memória, dependendo de para onde se olha.
UM FRACASSO DE BILHETERIA QUE ACABOU SE TORNANDO UM FILME CULT
Tropas Estelares é um filme de aventura com um discurso antimilitarista que passou um tanto despercebido na época. Ambientado no século 24, acompanha uma federação que governa a Terra baseada nos princípios de ordem e virtude. Porém, no limite da galáxia, um exército de aracnídeos se rebela contra a espécie humana e a ameaça diretamente, devastando a cidade de Buenos Aires em poucos minutos. Cinco jovens voluntários recém-formados no ensino médio, cheios de entusiasmo e coragem, embarcam em uma missão no espaço para derrotar os invasores.
Entre os críticos, a proposta do diretor não foi bem recebida. O The New York Times chegou a chamá-lo de filme “interrompido e horrível”. Nas bilheterias, a situação foi igualmente calamitante. Com um orçamento de US$ 105 milhões, arrecadou apenas US$ 121 milhões mundo afora. Em números cinematográficos, isso significa que ficou muito aquém da lucratividade.
Felizmente, o tempo tem feito seu trabalho – e o boca a boca também. Vinte e seis anos depois, o longa se tornou absolutamente cult.