Neve Campbell ficou marcada pelo papel de Sidney Prescott nos cinemas, protagonista da franquia de terror Pânico, aparecendo pela primeira vez no original de 1996 e todas as sequencias até Pânico (2022) – sua única ausência é em Pânico VI, que está em exibição nos cinemas brasileiros. Mas você sabia que quase outra atriz ficou com o papel de Sidney?
A atriz Molly Ringwald, conhecida pelos seus trabalhos nos filmes Gatinhas & Gatões, Clube dos Cinco e A Garota de Rosa-Shocking, era a favorita do roteirista Kevin Williamson para o papel da protagonista Sidney Prescott, mas acabou recusando essa proposta afirmando que não queria interpretar uma estudante do ensino médio naquela fase em sua carreira.
O diretor Wes Craven tinha visto Neve Campbell na série O Quinteto e acreditava que a atriz seria perfeita para esse papel, conseguindo equilibrar bem a "inocência" da personagem com os conflitos físicos e emocionais necessários. Por isso, ele convidou Campbell para fazer um teste. Ela negou inicialmente por causa de seu medo de filmes de terror, mas aceitou após descobrir que Skeet Ulrich também faria parte do elenco da produção, ator que esteve com ela anteriormente no filme de Jovens Bruxas (1996).
Além de Molly Ringwald, as atrizes Alicia Witt, Brittany Murphy e Reese Witherspoon também recusaram o papel de Sidney Prescott antes do papel ficar com Neve Campbell. Lembrando que inicialmente o papel da protagonista seria de Drew Barrymore, mas compromissos inesperados em sua agenda fizeram com que ela não conseguisse mais interpretá-la. No final das contas, ela ainda permaneceu na produção e acabou ficando com o papel menor de Casey Becker na icônica cena de abertura do primeiro filme.
Neve Campbell não voltou como Sidney Prescott em Pânico VI
Neve Campbell apareceu como a protagonista Sidney Prescott em todos os cinco filmes desde o original, dirigido por Wes Craven, lançado em 1996. Ela ainda teve um papel fundamental em cada uma das sequências até, mais recentemente, Pânico (2022). Porém, ela não aparece em Panico VI, sexto capítulo da franquia que está nos cinemas brasileiros.
Em entrevista à revista People, Neve Campbell explicou sua decisão de não aparecer em Pânico 6, revelando que não se sentiu valorizada. "Não senti que a oferta que recebi se equipara ao valor que trago à franquia, e que trouxe ao longo dos últimos 25 anos. E como uma mulher nessa indústria, é importante ser valorizada e lutar para ter esse valor”.
Ela ainda denunciou o machismo na indústria cinematográfica. “Honestamente, se eu fosse um homem com cinco filmes de uma enorme franquia ao longo de 25 anos, eu duvido que teria a mesma oferta que tive agora. Na minha alma, não pude aceitar. Não conseguiria ir para o set me sentindo desvalorizada e sentindo a injustiça nesse problema todo”.