Minha conta
    Por que um dos filmes mais ousados de Tom Cruise fracassou?
    Nathalia Jesus
    Nathalia Jesus
    -Redatora e crítica
    Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

    O filme está entre os dez filmes de maior bilheteria do ator de Top Gun: Maverick.

    A Universal apostou alto em A Múmia, em 2017, e depois acabou levando um golpe tão brutal que o tão badalado Dark Universe nunca passou disso. O engraçado é que se você olhar para sua bilheteria, verifica-se que ainda hoje é um dos 10 filmes de maior bilheteria de Tom Cruise até agora. Então, por que é então um dos maiores fracassos da história?

    A essa pergunta você pode simplesmente responder que A Múmia foi tão caro que a Universal acabou perdendo quase 100 milhões de dólares com ele. Mas, é preciso cavar um pouco mais para entender como isso aconteceu com um filme orçado em 195 milhões de dólares que tinha cerca de receita mundial de quase 410 milhões.

    O custo é a grande questão

    O principal problema está em um custo "escondido" que muitas vezes é ignorado quando se fala de sucessos e fracassos em Hollywood, já que as grandes passam a investir uma verdadeira barbárie em marketing. Esse custo, no caso de A Múmia, subiu para 150 milhões de dólares, então o investimento real da Universal foi de 345 milhões de dólares.

    Ainda haverá quem diga que 410 milhões são mais que 345, mas é que os cinemas ficam com parte do dinheiro. Normalmente se diz que a divisão é em torno de metade para os cinemas e outra para a produtora. Depois, há muitas nuances dentro dessa versão, mas o mais importante é que as coisas mudam na China, já que a produtora recebe apenas 25% do que é inserido lá. E a China foi o país do mundo onde A Múmia teve a melhor renda com uma arrecadação de 91 milhões de dólares.

    A Múmia mais tarde obteve mais receitas tanto em vendas em formato doméstico, direitos de televisão ou streaming, mas como revelou o Deadline, esperava-se que o lucro líquido da Universal, levando tudo isso em conta, mal chegasse a 250 milhões de dólares, o que pode ser traduzido como uma perda histórica de 95 milhões.

    Ainda sim, foi um das maiores bilheterias de Tom Cruise

    É verdade que naquela época havia uma bilheteria mundial de 375 milhões em vez de 410, mas, em contrapartida, as vendas de DVD e Blu-ray tiveram um desempenho pior do que o esperado. As perdas poderiam ter sido um pouco menores, mas não muito. Claro, vale a pena notar que algumas fontes reduzem o orçamento para 125 milhões, então ainda seria um fracasso, mas muito mais apertado.

    Conforme mencionado antes, tudo isso não impediu A Múmia de ser um dos filmes de maior bilheteria de Tom Cruise. Na época, chegou a ocupar o oitavo lugar, ficando logo atrás de Rain Man, que acumulou 412 milhões de dólares em 1988, e à frente de Missão Impossível 3, que foi de 199 milhões em 2006. Desde então, caiu dois lugares graças ao tremendo sucesso de Missão Impossível: Fallout e, acima de tudo, Top Gun: Maverick. Atualmente, o filme está disponível no Amazon Prime Video.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top