Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Luiz Marcelo (Padreco)
6 seguidores
18 críticas
Seguir usuário
4,5
Enviada em 5 de julho de 2024
Filme envolvente, violento, com elenco estrelado, bem conduzido e com ótima trama. Você vai se envolver e torcer pelos personagens principais, porque é um filme que te surpreende. Com ótimo ritmo e com ótimo desfecho, assim é O Profissional. Filme que envelheceu bem e não perdeu suas virtudes com os anos. Pode assistir, porque vai gostar com certeza.
O filme "O profissional" de fato é um clássico do gênero ação dos anos 1990, mesmo tendo poucos minutos de telas dedicados a isso. Entretanto, poderia ser mais bem lembrado se não fosse o seu mal envelhecimento no decorrer do tempo. Aqui encontramos brilhantemente Jean Reno e a atriz mirim Gary Oldman, que se diga de passagem: foi o filme que fez sua carreira em Hollywood deslanchar. É inegável como o roteiro conseguiu amarrar muito bem o inicio e final de cada ato do filme de forma brilhante e mostrando como o desenvolvimento afetivo foi crescendo com o passar da história. O ogro sem jeito, matado profissional que não sabe ler e não tem traquejo com o lado carinhoso e do outro lado uma adolescente de 12 anos, carente, órfã, querendo vingança pela sua família assassinada ( especificamente o seu irmãozinho). Existe um boa química até aí, porém erram a mão ao tentar sensualizar a figura da personagem da Matilda. Poderiam colocar uma atriz mais velha para isso ou simplesmente evitar , pois não trouxe nada a acrescentar no filme. O pior que não houve um "arrependimento" ou algo claro para que notássemos que a Matilda na flor de sua puberdade percebesse que o carinho oferecido pelo profissional fosse fraternal, de pai, de família mesmo. Uma pena, pois o resto do filme tem seus erros como alguns clichês aqui e outros ali, mas no geral ( tirando toda essa parte constrangedora) foi bom.
É sério que esse filme tem todo esse cartaz? Pelo amor de Deus. Tem uma criança num contexto sexualizado. Qual a necessidade disso? Se tirasse a responsabilidade dessa criança de ter que se envolver num mundo adulto com todas as suas taras, seria um bom filme. Mas achar que isso tá tudo bem e sugerir a relação sexual e amorosa de um adulto com uma criança?! Colocando-o na defensiva e ela como a personagem que provoca? Pelo amor de Deus. Quando que isso vai ser normal? Me assusta que alguém ache isso, aceite isso.
O filme é bem feito? Sim. Porém isso não o exime de ter cenas implicitamente voltadas para a sexualização de uma criança (a personagem Matilda tem apenas 12 anos e a própria Natalie Portman fez o filme com 13 anos), e para a relação incômoda de um adulto com ela, que se sente atraído por sua infantilidade e que deseja nitidamente a menina. Ela, que passou por tantos traumas, violência extrema, carente de atenção, confusa e vulnerável, se sentindo faminta por segurança, atenção vingança e proteção a qualquer custo, provoca a atenção masculina dele. E a atitude dele, o torna sim, uma pessoa voltada para a tendência pedófila. Uma pessoa normal nem cogitaria tal contexto. Sentiria nojo e repulsa e a afastaria sem o menor esforço. Normalizar e justificar isso é mais nojento ainda, como vi em várias opiniões aqui. É um pedófilo sim, mesmo sendo um adulto infantilizado. E o Luc besson reflete toda a sua mente torta nesse roteiro, que aliás foi bastante modificado porque o original, extremamente doentio e claramente pedófilo não seria aprovado. Olhe aqui em O ROTEIRO CENSURADO DE LEON - O PROFISSIONAL com críticas sobre a visão original de Luc Besson. (https://www.youtube.com/watch?v=bTkdCK2vVn8). Esse cineasta tem diversos problemas com a temática, já foi acusado de estrupo e teve uma relação aos 31 anos com uma jovem de 15, que engravidou aos 16. Então, não é de se estranhar que ela tenha trazido para sua obra toda a natureza de uma aparente normalidade sobre relacionamentos dessa natureza. Me incomoda muito que a gente se sinta obrigado a valorizar algo bem feito do ponto de vista técnico e da atuação, se o conteúdo apoia/sugere comportamentos que defendam algo criminoso e a/imoral. Eu me recuso a achar isso normal e sadio. Fica aqui minha opinião e protesto. Assistam cientes do quão tortuosa pode ser a alma humana e tirem lições se possível.
Uma verdadeira obra prima, os 3 personagens principais entregam tudo que o roteiro pede, o filme transita entre um humor sutil e inocente, um humor sádico, violência e ação, fazendo isso com extrema maestria, ambientação, produção, figurino, personagens secundários, perfeitos tanto na atuação quanto na caracterização. Filmaço.
Não acho o filme ruim, assisti com minha mãe porém achei exatamente problemático tendo algumas cenas meio estranhas dando a entender a apologia a pedo, fiquei extremamente incomodado e envergonhado mas enfim...
Apesar de ser um filme de ação, O Profissional é desenvolvido com muita sensibilidade o que faz jus ao drama. É um ótimo filme e vale apena ser contemplado. Sobre a relação dos personagens principais: spoiler: acredito que o Léon não demonstra desejo pela garota, e sim uma vontade de cuidar quase paternal. Porém por ter sido criada em uma família problemática, Mathilda teve que "amadurecer" muito rápido (ela mesmo disse que cuidou do seu irmão mais novo), assim ela desenvolve uma paixão pela primeira pessoa que foi gentil com ela. Há situações que geram desconforto ao assistir, devido ao comportamento da menina, porém não vejo o Léon correspondendo e nem alimentando esse sentimento.
Honestamente se tira todo a tensão sexual da menina pelo cara o filme seria muito bom, mas esse fator, esse desejo sexual dela, a cena dela querendo ter a primeira vez com ele, olha, dá desconforto e é nojento. Então o fator pedofilia estraga sim o filme.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade