10/10
Divino ! Esplêndido ! Maravilhoso!
Um filme cult, que certamente é o mais difícil de se entender talvez ao lado de 'O homem duplicado' (2013) e 'cidade dos sonhos' (2001). E não me diga que não ficou confuso quando o assistiu, porque eu sei que você ficou. Dúvidas frequente:
"O que diabos é aquele coelho?"
"E aquela gosma que saía do peito de Donnie?"
"Por que ele sorri no final do filme?"
"Por que aquela velha fica abrindo aquela caixa de correio?"
"Por que Donnie crê que ela esteja certa?"
"É mais um sonho? Ou ele era esquizofrênico? Igual muitos filmes."
Como sou fã, e não tenho nada pra fazer. Respondo as questões.
1° O coelho se chama Frank, atrelado a uma referência aos coelhos, mensageiros que avisam e alertam a sua toca quando um perigo se aproxima. A figura sombria é um arquétipo tentando convencer Donnie a seguir o passo a passo para salvar a humanidade enquanto há tempo (28:06:42:12) porém fora do personagem ele é o namorado de sua irmã.
2° Assim como de Gretchen era o destino que os personagens deveriam seguir para avançar a história.
3° Donnie está em um universo tangente, já que o mesmo se colapsou no universo primário (original) pois ocorreu uma corrupção na quarta dimensão causando uma anomalia no espaço-tempo. Ou seja Donnie tem uma tarefa de forma inconsciente ajudar que o universo primário não seja aniquilado por um buraco negro. Com isso no final, ele conclui o seu propósito, apesar dos ciclos que o levaram a aceitar ao seu destino de morrer como um herói (como no filme 'A última tentação de Cristo) e debochar dos acontecimentos do universo tangente já que o mesmo confessava ter medo de morrer, pois tentava encontrar uma filosofia que contrariassem os seis meios (seu propósito).
4° Ela esperava uma carta de Donnie em um loop infinitivo, pois sabia que ele era o único que poderia ser o "salvador" e os universos alternativos se conectam nesse filme, porém no seu subconsciente. Já que a mesma foi a descobridora sobre os conceitos da teoria da relatividade e viage no tempo, ela estava convicta de suas ideias.
5° Ele lê sua teoria, e isso bate com seus sinais que no seu sexto sentido dizia que ela não era apenas uma velha lunática, mesmo o livro sendo de difícil entendimento no começo para o professor que recomendou o livro para Donnie.
6° Convenhamos que sonhos como explicações são bem limitados e chatos, com a exceção de 'Inception' (ops...) enfim, os manipulados vivos como diz no livro da obra são seres com uma tendência maior de ter alucinações, sua psicóloga o diagnosticava com isso, mas Frank (o coelho) apesar da imagem sombria era apenas uma representação de personagem, há outras teorias que dizem que ambos eram seres diferentes e que o Frank estava sendo manipulado pelo próprio personagem (a última é minha teoria), um reforce de que Donnie não era apenas um alucinado é que sua irmã na continuação tosca de S.Darko passou a ter as mesmas sensações que Donnie possuía, porém o diretor Richard Kelly nega que esse filme tenha alguma ligação com a obra.