O live action de Mulan não é ruim, muito pelo contrário, é um bom filme. O que o compromete, em grande medida, são as comparações com a animação original de 1998. Para quem cresceu assistindo a animação e esperava ver um filme que mantivesse a essência do original, como foi nos live actions de A Bela e a Fera ou Aladdin por exemplo, há uma frustração porque essa nova versão de Mulan, em grande medida, não segue o desenho. Mas é preciso levar em conta que a intenção do filme é justamente essa, se diferenciar do desenho e trazer um novo tom, mais realista. Sendo assim, o filme entrega bem o que propõe. Ao mesmo tempo, ainda é possível notar algumas referências ao desenho, como na sequência da avalanche por exemplo. Pode-se dizer que o filme manteve parte da história do desenho, mas fazendo várias mudanças para dar ao filme um novo tom.
Vemos uma Mulan mais empoderada e batalhadora do que no desenho. O filme, aliás, procura dar voz às mulheres, o que se nota tanto na protagonista quanto na bruxa com que ela acaba se aproximando no decorrer da história. Esse é o principal ponto positivo do live action. Também vemos um visual deslumbrante nos cenários, figurinos, trilha sonora, todos os aspectos técnicos. Já o humor e o aspecto musical que o desenho tinha - que era expresso pelo Mushu e pelas icônicas canções - está ausente, em grande parte porque nem o Mushu e nem as canções estão presentes nessa nova versão. Mas esse corte era necessário para o filme alcançar o tom que se propôs a fazer. Por outro lado, tem algumas situações no roteiro que dá para sentir que poderiam ter sido mais exploradas. A impressão que dá é que quiseram "resumir" alguns conflitos na história, o que fez com que o filme perdesse um pouco da carga dramática. Seria melhor estender um pouco mais os conflitos que o filme mostra no seu decorrer.
Em resumo, o filme até poderia ser melhor, ter mais emoção. Mesmo assim, é um filme muito bom e que merece ser visto, mas é preciso se afastar um pouco do desenho original e evitar comparações para conseguir desfrutar.