Este é um filme clássico para toda a família, que tem um apelo especial para um público específico, mas que pode ser apreciado por qualquer pessoa, mesmo aquelas que não são fãs de cães. A história segue a vida do casal John (Owen Wilson) e Jennifer Grogan (Jennifer Aniston), que se mudam para West Palm Beach, na Flórida, onde trabalham como jornalistas e enfrentam os desafios de construir uma vida juntos. Como John tem dúvidas sobre sua capacidade de ser pai, segue o conselho de seu colega Sebastian (Eric Dane) e decide adotar um cachorro para presentear sua esposa e é assim que eles conhecem Marley, um adorável labrador que irá transformar completamente suas vidas.
Dito isso, Owen Wilson se destaca ao transmitir a angústia de sua vida infeliz, mostrando sua frustração por não estar trabalhando como repórter, suas diversas crises criativas e sua complicada relação com Marley. Ele traz à tona o sentimento monótono de sua realidade cotidiana que torna as cenas de alívio cômico com as travessuras de Marley ainda mais engraçadas e comoventes. No entanto, embora os atores principais ofereçam ótimas atuações, a performance dos filhos do casal deixa a desejar.
O filme tem um apelo fácil, graças ao tom leve em que se desenvolve e à maneira como retrata o relacionamento entre humanos e animais, com cenas emocionantes que ressoam com todos. Além disso, há uma excelente representação do estresse familiar decorrente das situações que o casal enfrenta, como um cão hiperativo e não treinado, dois filhos e insatisfação profissional. Porém, é muito bem equilibrado com os momentos de puro humor, criando cenas que buscam se conectar com o espectador, independentemente de ele ter ou não um animal de estimação.
Desse modo, o roteiro é bem construído conteúdo cenas bem elaboradas que oferecem equilíbrio, embora concentre-se em momentos específicos que dão a impressão de ser recortes da vida cotidiana do casal, transmitindo bastante emoção, humor e tristeza. Assim, a obra tenta abranger diversos temas, como o romance do casal, a vida familiar, o trabalho, os amigos e a vida do cão, resultando em uma alta velocidade narrativa. Ademais, o filme conta com excelentes diálogos e uma química impressionante entre o casal protagonista, em uma obra marcante e original.