Os ex-participantes do Big Brother Brasil, Viih Tube e Eliezer, lançaram no início de setembro o livro Tô Grávida! O que a Gente Faz Agora?, no qual compartilham sua experiência pessoal – desde o início do relacionamento até a atual gravidez da youtuber. Pais de Lua (1), o casal agora está à espera de Ravi, o segundo filho, previsto para nascer em novembro.
Mas eles não são os únicos ex-BBBs que se aventuraram no mundo editorial após o reality. Confira quem também seguiu esse caminho e escreveu um livro para chamar de seu:
1. Fernando Fernandes (BBB 2)
Um dos nomes mais famosos que passaram pelo BBB foi Fernando Fernandes, que ganhou notoriedade com sua história de superação após sofrer um acidente que resultou na perda dos movimentos das pernas. A trajetória de Fernando na recuperação da lesão e consagração como atleta paralímpico foi contada em Inquebrável, livro lançado em 2017, que inclui trechos impactantes do diário do ex-BBB enquanto estava no hospital.
2. Jean Wyllys (BBB 5)
O baiano que venceu a quinta temporada do BBB e depois se destacou na vida política, tornando-se deputado, também colocou suas visões pessoais no papel. Em Tempo Bom Tempo Ruim, lançado em 2014, Jean Wyllys aborda temas sociais como homofobia, racismo no futebol, legalização da maconha e até o impacto da tecnologia nas comunicações.
3. Maria Melilo (BBB 11)
A vencedora do BBB 11 confidenciou, em Desperte a Mulher Poderosa que Existe em Você, de 2014, sua vivência após alcançar a fama no programa. Com beleza e dinheiro, Maria se deparou com um diagnóstico de câncer, que a levou a reavaliar muitas coisas na vida. A doença foi influenciada por anos de uso de anabolizantes, tema que também é abordado na obra.
4. Rodrigo França (BBB 19)
Em Confinamentos & Afins, lançado em 2020, o ex-BBB aborda sua participação na casa mais vigiada do Brasil a partir de um recorte social. A obra relata a experiência de ter sua voz ouvida por milhares de pessoas e toca em pontos como racismo, assédio e violência, ao mesmo tempo em que traz perspectivas positivas sobre protagonismo, empatia, aquilombamento e amor. Rodrigo França também já escreveu livros infantis.
5. Manu Gavassi (BBB 20)
A cantora já havia publicado sua obra quando entrou no confinamento - e, diferente da maioria desta lista, apostou no gênero ficção. Olá, caderno! foi lançado em 2017 e conta as reflexões de Nina, uma adolescente no último ano do ensino médio que lida com questões amorosas, familiares, escolares e da vida social.
6. Thelma Assis (BBB 20)
A vencedora da vigésima temporada de Big Brother Brasil nos convida a conhecer detalhes de sua trajetória de lutas e vitórias em Querer, Poder, Vencer, lançado em 2021. Thelminha aborda na obra as dificuldades de lidar com o racismo e o machismo enraizados na sociedade, e divide ensinamentos empoderadores que a levaram a triunfos e ressignificações.
7. Marcela McGowan (BBB 20)
A ginecologista e obstetra é outra autora que não apostou na autobiografia, mas sim em uma obra informativa dentro de sua área de especialização. Senta que Nem Moça - Um Guia Descomplicado sobre Sexualidade e Prazer é um livro acolhedor sobre sexualidade e prazer, propondo um bate-papo sobre temas sociais e trazendo dados técnicos relacionados ao corpo humano. A obra foi lançada em 2021.
8. João Luiz Pedrosa (BBB 21)
O professor também mirou em sua área de especialidade ao lançar, em 2022, o livro Como essa calopsita veio parar no Brasil? E outras dúvidas de geografia. Nela, João Luiz Pedrosa explica a fundo, e de forma pouco convencional, como essa ciência está presente em nossas vidas, mostrando a conexão entre elementos aparentemente não relacionados.
9. Viih Tube (BBB 21)
A youtuber já havia se aventurado no mercado editorial antes do lançamento mais recente. Publicado no mesmo ano em que participou do BBB, o livro Cancelada compartilha sua batalha pessoal contra a cultura de cancelamento nas redes sociais. Além das problemáticas, a obra traz relatos inspiradores de como a autora transformou as agressões em oportunidades de crescimento pessoal.
10. Gil do Vigor (BBB21)
Um dos maiores fenômenos que já passaram pelo BBB, Gil Nogueira lançou, em 2021, o livro Tem que Vigorar! - Como Me Aceitei, Venci na Vida e Realizei Meus Sonhos. A obra traz seus momentos preferidos no reality show e também fala sobre as dificuldades enfrentadas na infância e vida adulta. Com depoimentos de personalidades famosas, o livro ainda traz um dicionário dos memes e bordões do economista.