Um dos maiores nomes da ginástica artística brasileira da atualidade era apenas uma criança sonhadora há 15 anos. Muito antes de conquistar o título de campeã olímpica e outros grandes feitos, ela já admirava suas ídolas e, aos 10 aninhos, conversou com a TV Globo. Destaque nos Jogos Olímpicos de Paris, a ginasta Rebeca Andrade mostrou que sempre teve simpatia, humildade e determinação para alcançar seus objetivos. Fofa!
Aos 10 anos, Rebeca treinou com Daiane dos Santos
Em 2009, as lendárias Daiane dos Santos e Laís Souza treinaram por dois dias no Ginásio Bonifácio Cardoso, onde uma jovem Rebeca, então com apenas 4 anos, participava de um projeto social esportivo da prefeitura de Guarulhos, em São Paulo. Na ocasião, as ex-ginastas já eram gigantes e inspiravam outras meninas, assim como a pequena Rebeca Andrade. Foi nesta época que a TV Globo decidiu fazer uma reportagem sobre o evento.
No vídeo, que voltou a viralizar este ano, Daiane comenta sobre estar perto das "mini-atletas". "Foi bom para a gente [treinar em outro local], não só pela estrutura do ginásio. A gente também pode ver um pouco mais do trabalho das pequenas que estão evoluindo agora", declarou Santos, sem saber que estava profetizando uma evolução gigantesca de fato!
Na sequência, a primeira ginasta e atleta brasileira a ganhar duas medalhas em uma mesma edição das Olimpíadas é quem conversa com a emissora, com uma voz fofa e brilho no olhar. "Às vezes, eu não estava conseguindo fazer alguma coisa [movimento no treino] e elas estavam me ensinando", disse ela. Imagens da menina treinando também foram exibidas pelo canal televisivo, mostrando que ela sempre teve desenvoltura!
Viral emociona internautas e ex-atleta olímpica
Nas redes sociais, internautas se emocionaram com a lembrança. "A Rebeca pequenininha, feliz da vida de poder treinar com a Daiane dos Santos... Sabe a representatividade? Então, a Rebeca é o legado da Daiane", avaliou uma pessoa no X, antigo Twitter. "A repórter escolhendo a Rebeca para falar, já viu que tinha estrela", brincou outra. "Esse é o poder de um legado", constatou ainda uma terceira conta na plataforma.
Quem também comentou o viral foi a própria Laís Souza, que após um acidente antes das Olimpíadas de Inverno, ficou tetraplégica. "Rebequinha era fofa demais né? Hoje tá aí nos dando muito orgulho. Voa garota", publicou a atleta, que hoje é comentarista das Olimpíadas 2024 na CazéTV. Awn! Uma lenda reconhecendo a outra!
Ginasta continua brilhando nas Olimpíadas 2024
15 anos depois, Rebeca Andrade e as outras meninas do time feminino de ginástica artística conquistaram a medalha de bronze nas Olimpíadas 2024! Nesta terça-feira (30), foi a primeira vez que o país ganhou na categoria de equipes. Histórico! É oficial: temos uma nova lenda ginasta. Voe - ou melhor, salte - alto, Rebequinha!