As Olimpíadas de Paris 2024 vão começar esta semana e prometem uma cerimônia de abertura histórica e inovadora. Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, o evento não será realizado em um estádio, mas sim ao longo do majestoso rio Sena.
O pontapé inicial das Olimpíadas será marcado por um impressionante desfile fluvial com 6 km de extensão. Cerca de 7 mil atletas, dos 10,5 mil participantes dos Jogos, serão distribuídos em 85 barcos com as cores da bandeira do seu país.
Que horas começa a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2024?
A abertura das Olimpíadas vai acontecer na próxima sexta-feira (26 de julho), às 19h30 (horário local de Paris) e 14h30 (horário de Brasília). Durante mais de três horas, atletas de 206 países desfilarão em barcos pelo rio Sena, no coração de Paris. Cartões-postais icônicos da capital francesa – como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e a Catedral de Notre-Dame – farão parte do percurso durante o espetáculo olímpico.
Onde assistir à cerimônia de abertura das Olimpíadas 2024 pela TV?
Os fãs de Olimpíadas terão muitas opções para acompanhar a tão aguardada cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Na TV aberta, a cobertura ao vivo ficará a cargo da TV Globo. Já entre os canais por assinatura, o SportTV será responsável por mostrar cada momento do evento.
E pela internet, como ver a abertura das Olimpíadas?
Para quem prefere acompanhar tudo pela internet, tanto o Globoplay quanto o portal ge.globo farão a transmissão da cerimônia de abertura. Outra opção é assistir pela CazéTV, do streamer Casimiro Miguel, no seu canal do Youtube e na plataforma Twitch. No canal do Cazé, os comentários técnicos e bem-humorados ficarão por conta do carnavalesco Milton Cunha.
Como será o desfile pelo rio Sena?
Assim como nas cerimônias de abertura das edições anteriores, muitos detalhes foram guardados a sete chaves para surpreender o público presente e os telespectadores. O que se sabe ao certo é que o desfile fluvial de 6 km começará a leste de Paris, na Pont d'Austerlitz, e terminará mais a oeste, na Pont d'Iéna.
À frente dos Jardins do Trocadero, esplanada com vista para a Torre Eiffel, a cerimônia seguirá com os protocolos oficiais, além do acendimento da pira olímpica, um dos momentos mais emocionantes e aguardados dos Jogos Olímpicos.
Em relação à parte artística, também há poucas informações. Em uma entrevista à AP News, o diretor artístico da cerimônia, Thomas Jolly, contou que está determinado a brincar e subverter os estereótipos e clichês que giram em torno da França, acreditando que as cerimônias de abertura geralmente contam a história de um país.
"Quando assistimos à Emily in Paris ou Amélie Poulain, sabemos que não é bem a Paris real. Vamos brincar com todos esses clichês, mas também vamos desafiá-los”, disse Jolly,
Thomas imaginou um balé gigante em 12 sequências com centenas de dançarinos e atores posicionados nas margens e nas muitas pontes que atravessam o Sena. Enquanto isso, barcos navegam pelo rio carregando os atletas olímpicos em direção à Torre Eiffel.
Mais de um bilhão de pessoas devem assistir à cerimônia de abertura das Olimpíadas pela televisão.
Abertura das Olimpíadas 2024 de Paris
Data: 26 de julho, sexta-feira
Horário: 14h30 (horário de Brasília)
Onde assistir na TV: Globo e SporTV
Onde assistir na internet: Globoplay, ge.globo e CazéTV