No início dos anos 70, o Programa Silvio Santos já era um sucesso absoluto, dominando as tardes e noites de domingo na Rede Globo. Sim, Silvio Santos teve sua época na Globo e até apareceu na primeira vinheta de Fim de Ano da emissora!
O inesquecível apresentador, que nos deixou recentemente, alugava oito horas semanais na emissora de Roberto Marinho, onde comandava quadros inesquecíveis, como "Quem Sabe Mais, o Homem ou a Mulher?'", "Os Galãs Cantam e Dançam", "Boa Noite, Cinderela" e o "Cuidado com a Buzina", que foi a precursora do clássico "Show de Calouros".
Foi nessa época que Silvio Santos conquistou uma enorme popularidade em todo o território nacional. No entanto, a Globo, por meio de nomes como Boni e Walter Clark, não estava satisfeita com a programação considerada "popularesca", que, segundo eles, não atendia ao padrão de qualidade da emissora.
Silvio Santos foi lá e adquiriu metade da Record
Percebendo as novas diretrizes da alta cúpula da Globo, o dono do Baú decidiu agir para ter a sua própria rede de televisão. Em 1972, aproveitando a crise financeira que abalava a Record TV — assim como ocorreu com a TV Tupi e a TV Excelsior —, Silvio Santos adquiriu 50% das ações da emissora, que anteriormente pertenciam ao empresário Pipa Amaral.
Curiosamente, Silvio não poderia adquirir concessões ou ser acionista de uma emissora concorrente devido a restrições contratuais com a Globo. Mesmo assim, o eterno Rei da TV encontrou uma solução ao usar um testa de ferro para representar seus interesses, ao lado de Paulo Machado de Carvalho, sócio e fundador da Record.
A transação foi mantida em segredo até 1976, quando Silvio finalmente se desligou da emissora do "plim-plim". Posteriormente, isso gerou uma batalha judicial da qual Silvio Santos saiu vitorioso. Assim começava a rivalidade entre o apresentador e sua antiga emissora!
Silvio Santos já chorou nos bastidores! SBT destronou Globo em final de reality show que é assunto até hojeO começo do SBT, a emissora de Silvio Santos
Após o governo federal abrir uma concorrência para o canal 11 do Rio de Janeiro, Silvio Santos adquiriu sua primeira concessão em 1975 e fundou a TVS. Em 1981, ele obteve autorização para operar mais quatro canais e criou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Enquanto isso, a Record enfrentava sérias dificuldades financeiras, já que estava perdendo muita audiência e, consequentemente, faturamento. Em 1989, a emissora foi vendida por 45 milhões de dólares ao empresário Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, que manteve seu nome em sigilo durante a negociação.
A transferência do controle acionário da Record, que até então era compartilhado entre o grupo Silvio Santos e a família Machado de Carvalho, marcou um novo capítulo na história da televisão brasileira. Essa venda permitiu que Silvio investisse em melhorias para o SBT, que ainda levaria uma década para se consolidar financeiramente.