Me surpreendeu, confiram crítica e link de downloads em sem espaços: h t t p s : / / rezenhando . wordpress . com /2018/09/02/rezenha-critica-the-good-doctor/
Aproveitando os embalos do começo desta semana no qual a Globo fez uma jogada de Marketing incrível para promover a Globo Play (passar a série mencionada como filme, transmitindo apenas dois episódios e depois o resto só para quem assinar o serviço). Desde então não se fala em outra coisa, até por mim que desconhecia a série. Confiram a “rezenha” crítica de The Good Doctor, o Bom Doutor.
A princípio achei uma miscelânea das séries House e Grey’s Anatomy, ambas passam dentro de um hospital e mostram os conflitos internos e a pressão que é trabalhar em um hospital, a diferença é que a série Grey’s traz umas pitadas de romance e fantasia que não existem na realidade. Descobri que coincidentemente os produtores de House estão envolvidos nela também.
A grande sacada da série é não forçar e expor o autismo de uma forma acintosa, assim como outros temas delicados que muitas produções tentam discutir, forçando e impondo o telespectador a “sentir dó” ou refletir. Nesta isso não ocorre, lógico que o médico retratado, Dr. Shaun Murphy, sofre de autismo e tem suas dificuldades de socialização, no entanto durante todos os episódios são exaltados a sua paixão pela profissão com logicamente suas qualidades profissionais e por consequência as várias situações engraçadas que ocorrem nos episódios em virtude desta dificuldade de socialização, para mim, a sinceridade em determinadas situações que necessitam de um “jogo de cintura” e eufemismos são hilárias.
Há uma resistência de muitos profissionais do hospital no qual ele trabalha em relação a sua permanência, este conflito, ou melhor, preconceito, é retratado de uma forma natural sem forçar o telespectador a acreditar que Shaun é um mártir. O desenvolvimento do personagem é muito bem convertido para a tela, além de claro, até onde estou assistindo com situações que prendem o telespectador sem até o momento encher linguiça.
Iria assistir de novo? Sim, mas 18 episódios…
Minha nota é 4/5.