Rae Allen, uma das estrelas da série Família Soprano, morreu nesta quarta-feira (6), aos 95 anos de idade. Em comunicado à revista People, o agente dela confirmou que a atriz faleceu de causas naturais enquanto dormia. Com uma carreira de mais de mais de 50 anos no teatro e nas telas, Rae Allen tem entre seus principais papéis o de Quintina Blundetto, tia do protagonista Tony Soprano (James John Gandolfini).
Nascida em 1926, Rae Allen deu os primeiros passos na carreira artística no teatro e se tornou um nome reconhecido na Broadway. Estrela da peça Damn Yankees, que recebeu também adaptação cinematográfica, a atriz conquistou três indicações ao prêmio Tony, o mais importante da área.
Além de Família Soprano, Rae fez participações importantes em outras grandes produções para TV, como Seinfeld, Lou Grant e Grey’s Anatomy - na série protagonizada por Ellen Pompeo, a veterana apareceu na segunda temporada, interpretando Ruth, uma mulher que acompanha as amigas ao hospital. Outras aparições incluem NYPD Blue, Nova York Contra o Crime e Vampire Mob, seu trabalho mais recente, em 2011.
No cinema, seu trabalhos mais memoráveis são Uma Equipe Muito Especial e Stargate, a Chave para o Futuro da Humanidade, mas ela também aparece em outras produções, como Reine Sobre Mim, Duplo Assalto e A Garota do Calendário.
Em comunicado ao The Hollywood Reporter, o agente Kyle Fritz homenageou a atriz. “Tive o prazer de representar Rae Allen por mais de 20 anos. Ela era uma das atrizes mais talentosas com quem já tive a alegria de trabalhar. Serei eternamente grato por ter sido parte de sua incrível jornada”, disse.
Nas redes sociais, Rae recebeu homenagens de outros artistas, como o ator Jonathan Del Arco, de Star Trek: The Next Generation e Star Trek: Picard. “Adeus, professora e amiga. Você viveu bravamente e com alegria. Uma vez coloquei meu copo em um descanso quando estava a visitando e percebi que era seu [prêmio] Tony. Ela disse ‘Eu realmente preciso mandar arrumar essa coisa, mas enquanto isso, é útil, você não acha?’”, escreveu no Twitter.
Uma dos principais fã-clubes de Família Soprano no Twitter também a prestou tributo. “Descanse em paz, tia Quin”, escreveu o perfil.