De projeto de político a peão de A Fazenda: O que aconteceu com os ganhadores do Fama, o primeiro reality musical da Globo?
    Guilherme Rocha
    Guilherme Rocha
    Fã incondicional de reality shows que poucos admitem assistir, novelas clássicas com vilãs que amamos odiar, além de séries que são o auge do entretenimento despreocupado.

    Além dos campeões, outros nomes se destacaram no programa, incluindo um cantor de sucesso nacional e uma comediante.

    Divulgação/TV Globo

    No começo dos anos 2000, a apresentadora Angélica formou uma dupla inesquecível com Toni Garrido, vocalista do Cidade Negra, nas tardes de sábado. Era o programa Fama, o primeiro reality musical da TV Globo, exibido entre 2002 e 2005.

    Inspirado na atração espanhola Operación Triunfo, o programa tinha o objetivo de revelar novos talentos da música brasileira. Além das apresentações ao vivo no palco, os cantores conviviam em uma mansão chamada Academia Fama, onde se dedicavam a oito horas diárias de aulas de canto, dança e expressão corporal – e recebiam visitas ilustres.

    Ao longo de quatro temporadas, muitos artistas talentosos passaram pelo palco do Fama, e vários deles continuam ativos até hoje! Relembre a seguir os campeões de cada edição do reality, além de outros nomes que, embora não tenham vencido, se destacaram e conquistaram a a admiração do público!

    Vanessa Jackson – Fama 1

    TV Globo

    Na primeira temporada do Fama, a grande vencedora foi Vanessa Jackson, que recebeu cerca de 18 milhões de votos na final, superando os colegas Nalanda e Adelmo Casé. Após o programa, a cantora gravou um CD em Los Angeles e se apresentou em diversos países, como Angola, Japão e Espanha, onde participou do Operación Triunfo – a versão original do Fama.

    Em 2014, Vanessa foi campeã de outro programa: Esse Artista Sou Eu, do SBT. Ela também participou do Troca de Esposas (2020), da RecordTV, além de atuar como jurada em outros reality shows da emissora, como Canta Comigo e Canta Comigo Teen. Atualmente, Vanessa Jackson continua fazendo shows e participando de podcasts e programas de TV.

    Marcus Vinile – Fama 2 (Fama Bis)

    TV Globo/Reprodução Instagram

    O Fama 2 começou no mesmo dia em que foi anunciado o nome da vencedora da primeira temporada. Após um mês e meio, Marcus Vinícius, então com apenas 18 anos, foi escolhido pelo público como o grande vencedor do Fama Bis. O cantor mineiro, que atualmente utiliza o nome artístico Marcus Vinile, conquistou 52% dos votos na grande final.

    Apesar da visibilidade conquistada no programa, a carreira artística de Marcus não deslanchou como esperado. Em 2022, ele ganhou destaque ao fazer críticas à imprensa, especialmente à TV Globo, em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Nesse mesmo período, também entrou para a política, concorrendo ao cargo de deputado estadual em Minas Gerais. Entretanto, conquistou apenas 1.515 votos e não foi eleito.

    Atualmente, além de seguir na música como cantor e compositor, ele atua como comediante e imitador, diversificando sua trajetória artística.

    Tiago Piquilo – Fama 3

    TV Globo/Record TV

    Na terceira temporada, o vencedor foi Tiago Silva, conhecido atualmente como Tiago Piquilo, seu nome artístico. Ele continuou no ramo musical e, pouco depois, formou uma dupla sertaneja com outro participante da edição, Hugo Alves. Juntos até hoje, gravaram sete álbuns e um DVD, além de emplacarem várias músicas em trilhas sonoras de novelas da TV Globo e do SBT.

    Após gerar burburinho nas redes sociais ao realizar uma cirurgia de aumento peniano, Tiago foi convidado pela Record TV para participar da 13ª edição de A Fazenda, em 2021. No entanto, sua trajetória no reality rural foi curta, sendo o oitavo eliminado da temporada.

    Fábio Souza – Fama 4

    TV Globo/Reprodução/Instagram

    Na quarta e última temporada do Fama, em 2005, Fábio Souza foi consagrado como o grande vencedor, conquistando 46% dos votos do público. Como prêmio, ele assinou um contrato para lançar seu CD de estreia, ganhou um carro zero quilômetro e teve a oportunidade de se apresentar na icônica casa de espetáculos Canecão, no Rio de Janeiro.

    O baiano continuou no universo da música e, há dois anos, investiu no projeto de pagode Duorolê, ao lado do cantor Evinho. Além disso, Fábio focou na vida acadêmica, formou-se em Direito e se especializou em Direito de Família e Sucessões, ampliando sua atuação profissional.

    Eles não venceram, mas brilharam...

    Em 2002, o cantor Thiaguinho era apenas um jovem tímido de 18 anos que participava da segunda temporada do Fama. Ele, no entanto, foi eliminado na quarta semana, a última batalha antes das semifinais. Mas seu talento logo chamou a atenção de Péricles, que convidou o paulistano a cantar no grupo Exaltasamba, onde permaneceu entre 2003 e 2012. Hoje, Thiaguinho é um dos maiores nomes do samba/pagode do país.

    Já a atriz, humorista e cantora Evelyn Castro participou da quarta temporada. Ela chegou à final, mas acabou ficando em segundo lugar. Depois do programa, continuou atuando em diversas peças de teatro até participar do filme Apaixonados. Fábio Porchat a viu nesse longa e a convidou para integrar o elenco do Porta dos Fundos, onde alcançou grande projeção.

    Thiaguinho, Evelyn, Roberta e Marina TV Globo
    Thiaguinho, Evelyn, Roberta e Marina

    Quem também se destacou no Fama foi a sambista Roberta Sá, que esteve no Fama Bis, a mesma temporada de Thiaguinho. Ao longo de sua carreira, ela gravou oito álbuns de estúdio e três álbuns ao vivo. Muitas de suas músicas foram parar nas trilhas sonoras de novelas da TV Globo, como Celebridade (2003), Passione (2010) e A Força do Querer (2017).

    Eliminada nas semifinais da terceira temporada, Marina Elali logo emplacou uma música na trilha de América (2005), como tema dos protagonistas. Depois disso, outras canções suas integraram trilhas de telenovelas, como em Páginas da Vida (2006). Em 2018, Marina voltou aos holofotes ao participar da terceira temporada do Dancing Brasil, da RecordTV.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top