O episódio final da primeira temporada de Mr. Robot foi adiado por causa do assassinato que chocou o mundo nessa quarta-feira. Pela manhã, o jornalista Bryce Williams interrompeu a tiros uma transmissão ao vivo, vitimando fatalmente a repórter Alison Parker e o cinegrafista Adam Ward. Segundo o USA Network, o trágico evento tem muitas similaridades com uma cena do episódio final da primeira temporada da série, que seria exibido hoje. Segue a nota oficial da emissora:
"Previamente filmado, o episódio final de Mr. Robot contém uma cena gráfica semelhante em natureza aos trágicos eventos de hoje na Virgínia. Em respeito às vítimas, seus familiares e colegas, e aos nossos espectadores, estamos adiando o episódio de hoje. Nossos sentimentos a todos os afetados nesse momento difícil."
De acordo com o The Hollywood Reporter, um homem com uma ferida mortal provocada por arma de fogo aparecia durante uma entrevista televisiva na cena em questão – imagem muito semelhante à dos jovens alvejados durante a matéria (gravada pela afiliada da CBS, WDBJ, e pelo próprio assassino, que viria a morrer horas depois, em decorrência de ferimentos provocados por ele mesmo). A entrevistada Vicki Gardner também foi ferida, mas seu quadro clínico é estável.
O finale da elogiada primeira temporada de Mr. Robot será exibido nos Estados Unidos no dia 2 de setembro. O nono episódio foi exibido em seu lugar.
Reincidência em coincidência
A triste coincidência entre Mr. Robot e a Tragédia de Virgínia, infelizmente, não é inédita. Um dos notáveis casos da mesma natureza na TV norte-americana envolveu Buffy, a Caça-Vampiros, que teve o episódio final de sua terceira temporada adiado em dois meses para que toda a sequência de tiroteio numa escola secundária fosse substituída. O motivo foi sua semelhança com o Massacre de Columbine, quando dois jovens fizeram dezenas de vítimas (e cometeram suicídio) no local em que estudavam, em 20 de abril de 1999.