A HBO fez história em 2018 ao contratar Alicia Rodis para trabalhar na série The Deuce, tornando-a a primeira coordenadora de intimidade envolvida em uma grande produção norte-americana. Essa prática se tornou cada vez mais popular, principalmente em produções com sequências picantes.
Apesar do prestígio da emissora, há algumas semanas, a transmissão do piloto de The Idol manchou esse histórico ao apresentar na tela um coordenador de intimidade trancado no banheiro... por querer fazer apenas o seu trabalho.
A cena mostra a estrela pop Jocelyn (Lily-Rose Depp) em uma sessão de fotos para a capa do seu próximo álbum. À vontade com a câmera, ela abre o roupão e revela os seios. Nesse momento, o coordenador de intimidade (Scott Turner Schofield) contratado para a ocasião diz ao fotógrafo que a cláusula de nudez do contrato da artista permite apenas a representação de seus seios de lado e a parte de baixo.
Olhar Indiscreto: Atrizes explicam papel fundamental da coordenadora de intimidade em cenas de sexoDe acordo com ele, o termo revisado pela gravadora e sua equipe exige que qualquer alteração precisa de 48 horas para ser feita. “Não tenho direito de mostrar meu corpo?”, questiona ao coordenador, que gagueja: “Não na estrutura geral dos direitos humanos”.
Na sequência, o gerente de Jocelyn intervém e empurra o coordenador para trás de uma porta enquanto paga 5 mil dólares para um funcionário deixá-lo trancado até o fim das filmagens. Certamente pode-se argumentar que a cena serve para enfatizar o quão desprotegida e explorada Jocelyn é por aqueles ao seu redor. Um tema continuamente explorado na série criada por Sam Levinson , Abel Tesfaye aka The Weeknd e Reza Fahim.
Ao mesmo tempo, a coordenação de intimidade é um campo relativamente novo. Até mesmo a indústria do entretenimento ainda não a entende, e retrata alguém obtuso e obcecado com a papelada, com falas cafonas sobre o fato de que seu trabalho é "na verdade muito progressivo", não é sem complicações.
Curso forma profissionais que garantem cenas de sexo respeitosas entre atores; entenda o que faz um coordenador de intimidadeA Variety conversou com Marci Liroff, uma coordenadora de intimidade não relacionada à série, para avaliar o impacto e a precisão da cena. "Para ser sincera, tive uma reação muito visceral. Fiquei chocada", disse a coordenadora de intimidade nas séries Hightown, Recomeço, This Is Us, entre outras.
"Não estou sozinha nisso, quando se trata de comunidades de coordenadores de intimidade: consideramos a HBO nosso lar fiel, por assim dizer, porque o trabalho deles com Alicia Rodis foi tão bom que eles devolveram a contratação obrigatória de um coordenador de intimidade para todos projetos da HBO [com cenas sexualmente íntimas]. Isso estabeleceu um padrão, e muitas outras emissoras e redes seguiram o exemplo. Então me senti traída pelo fato de eles rirem de nós e do nosso trabalho. Eles nos usaram como o peru da farsa ".
Ela acrescenta: "Já me deparei com situações em que um diretor ou produtor não entendia o que estávamos trazendo em um set de filmagem. Nossa posição é muito parecida com a de um coordenador de dublês [...], então eu pesquisei e percebi que na verdade era uma representação muito precisa – embora exacerbada e extrema – de algumas das reações bizarras que experimentei”.
The Idol segue em exibição na HBO, sempre nas noites de domingo.