Atenção! Este texto contém spoilers
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura finalmente está disponível em cinemas brasileiros. Estrelado por Benedict Cumberbatch e Elizabeth Olsen, o longa-metragem expande os trabalhos do Universo Cinematográfico da Marvel em 2022 com uma aventura sombria e cheia de reviravoltas absurdas.
Para os fãs que se anteciparam e já assistiram ao filme, algumas questões podem ter ficado em aberto com relação ao desfecho da narrativa dirigida por Sam Raimi, cineasta responsável pela primeira trilogia do Homem-Aranha e também pela franquia Evil Dead.
O que acontece no final de Doutor Estranho 2?
Após uma longa e psicodélica jornada, Doutor Estranho, que aqui assume o corpo de uma variante zumbi, é colocado mais uma vez em um delicado papel de decisão: tomar os poderes de America Chavez (Xochitl Gomez) para encerrar a caçada da Feiticeira Escarlate ou confiar na garota para um desfecho imprevisível.
Ao escolher a segunda alternativa, o herói assiste uma batalha entre a nova heroína do MCU e a antagonista do longa-metragem, interpretada por Elizabeth Olsen. Com direito a algumas demonstrações de força de ambas as partes, a Jovem Vingadora dos quadrinhos decide dar à Wanda o que ela queria: um encontro com seus filhos em outra realidade.
Com o portal aberto no universo visto anteriormente, a Terra 838, onde os Illuminati reinavam, a detentora da magia do caos encara seus filhos assustados após pegá-los de assalto enquanto surpreende sua variante. Os meninos pedem para não serem machucados e, em um momento de compreensão, aos prantos, Wanda compreende que foi longe demais.
Doutor Estranho 2 tem cenas pós-créditos? Saiba o que final do filme significa para o MCUNa sequência, após conversar com sua outra versão, Feiticeira Escarlate tem um breve diálogo com o Doutor Estranho e decide selar o Darkhold não apenas naquela realidade, mas em todas, algo que faz com que ela suma ou morra, como sugere o filme após a destruição do templo onde estava.
A partir de um salto no tempo, o público é levado de volta ao Kamar-Taj, que já está sendo reconstruído. Entre os alunos está America, que decidiu ficar na Terra 616, o universo regular apresentado ao público ao longo dos últimos anos.
Wong e Stephen tem um breve diálogo sobre felicidade, assunto inserido no início da trama. Logo, o Mago Supremo pergunta ao Doutor Estranho sobre os efeitos de ter mexido com a magia do Darkhold. O herói responde que está bem.
No último trecho do filme, quando tudo parece voltar ao normal, o herói-título é surpreendido por uma dor absurda que o leva ao chão no meio da rua. Ao gritar de dor, o terceiro olho visto em sua variante se revela.
O que o final de Doutor Estranho 2 significa?
Como pode ser visto na mitologia estabelecida no longa-metragem, todos os bruxos, magos e feiticeiros que entram em contato com o Darkhold, o "Livro dos Amaldiçoados", pagam um “preço”. O terceiro olho do Doutor Estranho demonstra que o herói agora está corrompido com a magia ancestral do objeto, dando apenas um indício das variadas formas que isso pode se manifestar.
Em What If, a variante do Mago Supremo tem um destino fatídico ao tentar dominar feitiços proibidos e, violentamente, absorver a energia de outros seres. Conforme apresentado na animação, o destino de um ser humano corrompido pode ser fatal. Na próxima jornada do Doutor Estranho, possivelmente o herói deverá procurar uma maneira de lidar com essa maldição.
Doutor Estranho 2: Conheça os novos personagens da Marvel no filmeCom potencial e provocações que podem mudar o rumo do MCU, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está disponível nos cinemas. Após o desfecho do filme, lembre-se de que existem duas cenas pós-créditos.